busca

Celebridades

Novo fungicida é tão eficiente em matar que foi nomeado em homenagem a Keanu Reeves

Por João Paulo Martins  em 06 de março de 2023

Os três compostos, retirados de uma bactéria, receberam o nome keanumicinas A, B e C, já que o ator interpreta o lendário assassino John Wick

Novo fungicida é tão eficiente em matar que foi nomeado em homenagem a Keanu Reeves
John Wick, vivido por Keanu Reeves, é tão eficiente em matar que inspirou um fungicida (Foto: Summit Entertainment/Thunder Road Pictures/Reprodução)

 

Quem já assistiu a algum filme da franquia John Wick, sabe que o personagem interpretado por Keanu Reeves (Matrix e Constantine) é especialista quando se trata de matar pessoas. Levando essa “característica” em consideração, cientistas criaram um novo composto “assassino” que leva o nome do célebre ator.

Pesquisadores do Instituto Leibniz, na Alemanha, descobriram que certas bactérias contêm substâncias que agem naturalmente como fungicidas, podendo ser usadas em plantas e humanos. Em estudo publicado em janeiro deste ano na revista científica Journal of the American Chemical Society, cientistas apresentam os compostos chamados keanumicinas A, B e C, em homenagem a Keanu Reeves.

As três keanumicinas – compostos retirados de bactérias do gênero Pseudomonas, comumente encontradas no solo e na água – foram isoladas e suas propriedades letais testadas. As descobertas apontam uma excelente capacidade para eliminar amebas e fungos.

“Elas matam com tanta eficiência que as nomeamos em homenagem a Keanu Reeves, porque ele também é extremamente mortal em seus papéis”, comenta o pesquisador Sebastian Götze, principal autor do estudo, citado pelo site americano Business Insider.

Os compostos se mostraram tão eficazes em matar o fungo Botrytis cinerea (mofo cinzento) quanto John Wick em assassinar seus inimigos. Esse fungo é conhecido por destruir colheitas de morangos e uvas, e os agricultores geralmente usam fungicidas químicos para impedir que ele cresça.

Agora, os pesquisadores estão testando a habilidade de um fungicida contendo keanumicinas em matar fungos nas plantações e fornecer uma opção biodegradável, sem o risco de contaminar alimentos e solo com produtos químicos.

De acordo com o site americano, as keanumicinas também podem ser uma opção para ajudar a combater infecções fúngicas em humanos, especialmente as que estão se tornando resistentes a tratamentos. A boa notícia é que esses compostos se mostraram promissores e sem toxicidade para os seres humanos.

“Temos uma crise de medicamentos contra infecções. Muitos fungos patogênicos humanos se tornaram resistentes a antimicóticos, em parte porque são usados em grandes quantidades na agricultura”, comenta Sebastian Götze, citado pelo Business Insider.