Celebridades
Qual a doença que deixou Phil Collins tão debilitado?
Cantor britânico realizou o show de despedida da carreira artística sentado e deixou os fãs preocupados
O cantor britânico Phil Collins, de 71 anos, realizou seu último show com a banda Genesis depois de sofrer uma longa batalha de saúde.
O artista fez a despedida na O2 Arena em Londres, na Inglaterra, na noite do último sábado (26/3), e disse à multidão que agora “terá que conseguir um emprego de verdade”.
Como lembra o site britânico National World, Phil Collins foi atormentado por vários problemas de saúde nos últimos 10 anos, começando com uma lesão na vértebra superior no pescoço em 2009. Ele se lesionou enquanto estava se apresentando e acabou tendo danos nos nervos, incapacitando as mãos. Ele passou por cirurgia para reparar a vértebra, mas perdeu a sensibilidade nos dedos e só conseguia segurar baquetas se estivessem presas às mãos.
Em uma mensagem publicada no site do Genesis, na época, Collins explicou, citado pelo site britânico: “De alguma forma, durante a última turnê do Genesis, desloquei algumas vértebras na parte superior do pescoço e isso afetou minhas mãos. Depois de uma operação bem-sucedida no meu pescoço, minhas mãos ainda não funcionam normalmente. Talvez em um ano ou mais isso mude, mas por enquanto é impossível para mim tocar bateria ou piano”.
Em sua autobiografia de 2016, Collins explicou que lutou contra o alcoolismo após a aposentadoria e o divórcio de sua terceira esposa, acrescentando que estava sóbrio há três anos, revela o National World.
No ano seguinte, o intérprete de sucessos como Another Day in Paradise (1989) e One More Night (1985) revelou que é diabético tipo 2 e até fez tratamento com câmara hiperbárica (com oxigenação em alta pressão) após desenvolver um abscesso diabético no pé e que acabou infeccionando.
Em 2017, o Phil Collins foi forçado a cancelar dois shows depois de escorregar em seu quarto de hotel durante a noite e bater a cabeça em uma cadeira, resultando em pontos por um corte severo próximo ao olho.
A queda foi causada por “pé caído” (ou pé pendente), uma condição que ele desenvolveu após a operação nas costas e que o fez usar sapatos ortopédicos.
O cantor britânico passou a usar bengala para se locomover e, nos shows, vinha se apresentando sentado numa cadeira.
Além de tudo isso, o National World lembra que Phil Collins também sofre de pancreatite aguda, que faz com que o pâncreas fique inflamado e inchado em um curto período de tempo. Falando sobre essa condição em entrevista coletiva em 2016, ele explicou: “Em poucos meses você está bebendo vodca da geladeira pela manhã e caindo na frente das crianças, sabe. Mas foi algo que eu vivi, e tive sorte de viver e superar. Eu estava muito perto de morrer”.