Celebridades
Quem diria? Lionel Messi e Cristiano Ronaldo estão entre os piores finalizadores da Europa
Um levantamento feito pela empresa de inteligência artificial Olocip mostra que os craques do PSG e do Manchester United deveriam ter marcado muito mais gols na atual temporada
As contratações dos atacantes Lionel Messi, pelo Paris Saint-Germain (PSG), e Cristiano Ronaldo, pelo Manchester United, prometeram mais do que entregaram na temporada 2021/2022. Pelo menos, até o momento.
Enquanto o craque argentino deixou o Barcelona após 20 anos para embarcar na aventura parisiense, o fenômeno português retornou ao que já havia sido sua casa por seis temporadas. No caso do CR7, seus 14 gols e três assistências em 23 jogos na atual temporada estão bem acima das alcançadas pelo atacante da Seleção Argentina (seis gols e cinco assistências em 17 jogos).
Segundo dados produzidos pela inteligência artificial da empresa espanhola Olocip, Messi e Cristiano Ronaldo estão entre os 20 jogadores que mais “afetaram” suas equipes com a falta de gols, tendo em conta o “desempenho apenas em competições nacionais”.
Levando em conta esse parâmetro (gols em torneio nacional), as estatísticas do argentino e do português, até agora, são ainda piores: um gol em 12 jogos da Ligue 1 (campeonato francês) no caso do Messi e oito gols em 18 jogos da Premier League (campeonato inglês) para CR7.
Citada pelo jornal espanhol Ás, a Olocip define a finalização como “a diferença entre a probabilidade de o chute terminar em gol e o resultado do lance”, de tal forma que “o seu valor acumulado determina o número de gols que foram alcançados [se for positivo] ou perdidos [se negativo] em relação ao número de gols que deveriam ter sido marcados”.
Entre os 20 jogadores das cinco principais ligas (Espanha, Itália, França, Alemanha e Inglaterra) que dominam o ranking elaborado pela Olocip, que é liderado por Gaëtan Laborde, jogador do clube francês Stade Rennais, e tem o espanhol Iker Muniain (do Atlético de Madrid) em último, Messi e Cristiano Ronaldo estão com valores negativos.
O argentino aparece com “-3,05”, ou seja, ele deveria ter marcado três gols a mais do que de fato conseguiu nesta temporada, até o momento. Isso apesar de ter conquistado o prêmio Bola de Ouro 2021 de melhor jogador do mundo.
Messi tem os piores números de sua carreira em termos de finalização, revela o Ás, com “-1” gol em 934 minutos jogados. Este valor coloca o jogador do Paris Saint-Germain como o sexto pior finalizador das cinco principais ligas europeias. Da mesma forma, a inteligência artificial da Olocip acrescenta que o argentino é o terceiro melhor jogador em desenvolvimento de jogo na Ligue 1 (+4,53), com seu companheiro de equipe Kylian Mbappé sendo o primeiro (+5,59).
No de Cristiano Ronaldo, é ainda mais surpreendente. O craque do Manchester United é, juntamente com David De Dea, uma das poucas notícias positivas no clube inglês. Mas apesar de CR7 ter voltado a marcar gols em “casa”, conforme o jornal espanhol, a inteligência artificial determina que o atacante de 36 anos não marcou tantas vezes como deveria.
O valor de “-2,42” que a ferramenta da Olocip dá a CR7 o torna o 18º pior finalizador da Europa, já que deveria ter marcado mais dois gols a mais do que o esperado. A verdade é que o ex-atacante do Real Madrid e da Juventus está marcando gols sempre se acostumou a ter números melhores. No entanto, de acordo com o Ás, esta não seria a primeira vez que Cristiano Ronaldo “tem registos negativos em finalizações”. Isso ocorreu em seu final de contrato no Real Madrid e no primeiro ano na Itália.