Ciência
Carro voa por 35 minutos entre duas cidades da Eslováquia
O modelo AirCar, da Klein Vision, chega a 190 km/h durante o voo e se transforma em carro ou avião em apenas 3 minutos
O que parecia algo retirado do desenho futurista Os Jetsons pode se tornar realidade em breve. Como mostra a emissora americana CNN, foi bem-sucedido o teste do protótipo de carro voador que voou durante 35 minutos entre duas cidades da Eslováquia, no leste da Europa.
O modelo AirCar Prototype 1, fabricado pela empresa eslovaca Klein Vision, viajou entre Nitra e a capital Bratislava na última segunda (28/6).
O veículo que voa é movido por um motor BMW de 160 cavalos e vem equipado com uma hélice fixa. Assim como um objeto da ficção científica, o carro se transforma em aeronave (e vice-versa) em menos de três minutos.
De acordo com a CNN, o AirCar já completou mais de 40 horas de testes de voo, alcançando uma altitude de 2.430 m e atingindo uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h.
Após pousar em Bratislava na segunda (28/6), a aeronave se transformou num carro, que foi levado ao centro da capital eslovaca pelo CEO da Klein Vision, Stefan Klein, e pelo cofundador da empresa Anton Zajac, informa a emissora americana.
“AirCar não é mais apenas uma prova de conceito. Tornou a ficção científica uma realidade”, comenta Zajac, citado pela CNN.
A inovadora empresa da Eslováquia está trabalhando em um modelo mais avançado de carro voador, o Prototype 2, que terá um motor de 300 cavalos.
A estimativa é de que seja capaz de cruzar os ares a 300 km/h e tenha uma autonomia de 1.000 km.
Conforme a CNN, a Klein Vision planeja desenvolver modelos de três e quatro lugares do AirCar, bem como versões bimotores e anfíbios.