busca

Ciência

Cientistas encontram perto da Flórida (EUA) um enorme tubarão-branco que foi mordido por outro ainda maior

Por João Paulo Martins  em 09 de março de 2023

A fêmea de cerca de 3,35 m apresentava uma grande mordida no lado esquerdo do corpo, de acordo com a ONG Ocearch

Cientistas encontram perto da Flórida (EUA) um enorme tubarão-branco que foi mordido por outro ainda maior
O tubarão fêmea chamado Maple apareceu com uma grande mordida no lado esquerdo do corpo (Foto: Facebook/OCEARCH/Reprodução)

 

Um enorme tubarão-branco (Carcharodon carcharias) de 3,35 m de comprimento foi encontrado por pesquisadores com uma enorme mordida em seu corpo, o que provavelmente é proveniente de outra fera marinha, “ainda maior”.

A fêmea chamada Maple faz parte do sistema de monitoramento de tubarões da ONG internacional Ocearch e foi encontrada, na última segunda (6/3), na costa da ilha St. George Island, na Flórida (EUA), nadando no Golfo do México, na segunda-feira.

Citada pelo tabloide britânico Daily Star, a ONG informa que Maple provavelmente foi ferida em uma batalha contra um tubarão-branco maior e mais feroz.

A fêmea teria passado as duas últimas temporadas de Inverno nadando na região do Golfo do México.

Batizada com o nome da folha de bordo (maple em inglês) que consta na bandeira do Canadá, o tubarão vem se aproximando demais da costa para se sentir confortável, revela a Ocearch.

Maple foi captada pelo mapeamento por GPS a cerca de 69 km da praia e, de acordo com o tabloide, levantou preocupações com as férias de primavera (Hemisfério Norte), quando universitários e outros turistas se reunirão nas praias da Flórida.

 

Cientistas encontram perto da Flórida (EUA) um enorme tubarão-branco que foi mordido por outro ainda maior
(Foto: Facebook/OCEARCH/Reprodução)

 

Mais de 500.000 estudantes visitaram o estado americano em 2022, de acordo com o Daily Star. No mesmo ano, tubarões morderam 16 pessoas em encontros não provocados nas águas da Flórida.

Os EUA registraram o maior número desse tipo de ataque no ano passado, com 41 incidentes, o que representa quase cinco vezes o registrado na Austrália, segundo o tabloide britânico.

A Ocearch tem rastreado a Maple desde que foi vista pela primeira vez na costa da Nova Escócia, no Canadá, em setembro de 2001.

A fêmea não é o primeiro tubarão-branco a ser visto na costa leste dos Estados Unidos recentemente. Um deles, chamado Ironbound, e que pesa cerca de 500 kg, apareceu no radar da ONG em julho de 2022.

Esse enorme tubarão-branco foi visto indo no litoral nordeste dos EUA, indo em direção à Nova Inglaterra, que compreende os estados de Maine, Vermont, Nova Hampshire, Massachusetts, Connecticut e Rhode Island.

Felizmente, devido ao tamanho de Maple e Ironbound, os pesquisadores conseguem manter atualizado o paradeiro deles.