Ciência
Descoberto objeto misterioso no centro da Via Láctea
O corpo celeste não-identificado emite ondas de rádio em formato inédito, segundo estudo recém-publicado
Em estudo publicado na última terça (12/10) no periódico científico The Astrophysical Journal, astrônomos relatam a descoberta de um objeto misterioso no centro da Via Láctea que está emitindo ondas de rádio incomuns.
De acordo com a emissora australiana 9 News, o brilho do objeto varia dramaticamente, e o sinal liga e desliga aparentemente ao acaso. Isso é diferente de tudo que se conhece atualmente.
“A propriedade mais estranha desse novo sinal é que ele tem uma polarização muito alta, o que significa que sua luz oscila em apenas uma direção. Mas essa direção gira com o tempo”, afirma o pesquisador Ziteng Wang, da Universidade de Sidney, na Austrália, um dos autores do estudo, citado pela emissora.
A equipe inicialmente pensou que poderia ser um pulsar (estrela de nêutrons morta extremamente densa) que gira rapidamente, ou um tipo de estrela que emite grandes emissões de radiação.
Os sinais oriundos dessa nova fonte de ondas de rádio, no entanto, não correspondem ao que os astrônomos esperam desses tipos de estrelas, revela a 9 News.
O objeto inconstante recebeu o nome de suas coordenadas no céu noturno: ASKAP J173608.2-321635.
Segundo a emissora australiana, inicialmente a descoberta se deu com o radiotelescópio Australian Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP), na Austrália Ocidental, com 36 antenas que funcionam juntas como um telescópio no Observatório de Radioastronomia Murchison, localizado na mesma região.