Ciência
Gato ronrona usando a mesma técnica de cantoras pop, como Katy Perry; entenda!
Cientistas descobriram que os felinos criam o som do ronronar com vibrações graves e automáticas das caixas vocais
Cientistas descobriram que a forma como os gatos criam o adorável ronronar, quando estão felizes, tem a ver com algo feito por estrelas do pop. Eles descobriram que os felinos usam uma técnica vocal parecida com a dos humanos, especialmente de cantoras como Katy Perry e Britney Spears, para produzir os ronronados “automáticos”. A descoberta foi publicada na última terça (3/10) na revista científica Current Biology.
Até então, cientistas acreditavam que o ronronar do gato seria similar ao barulho feito por outros animais, com ciclos repetidos de contração e relaxamento dos músculos das pregas vocais dentro da laringe (caixa vocal).
“Investigações anatômicas revelaram uma ‘almofada’ única dentro das pregas vocais dos gatos que pode explicar como um animal tão pequeno, pesando apenas alguns quilogramas, pode produzir regularmente sons em frequências incrivelmente baixas [de 20 a 30 Hz], muito abaixo dos sons mais graves produzidos por vozes humanas”, explica o pesquisador Christian T. Herbst, da Universidade de Viena, na Áustria, coautor do estudo, citado pela revista americana Newsweek.
Os pesquisadores usaram caixas vocais de oito felinos. Após as encherem de ar úmido e pressionarem, imitando o mecanismo usado pelos humanos para produzir sons vocais, conseguiram gerar um ronronar “autossustentado” das caixas vocais, na mesma frequência dos gatos, indicando que não são necessários comandos frequentes do cérebro.
Em vez de fazer cada ruído individual do ronronar como se pensava, os pets usam um mecanismo especial semelhante à vocalização humana, sem a necessidade de estímulos neurais ou contrações musculares repetitivas.
“Essas vibrações das pregas vocais de baixa frequência envolvem um modo vocal especial, fechado e incomumente longo, que lembra o registro basal ou vocal fry em humanos”, dizem os autores do estudo. Esse tipo de registro é muito usado pelas estrelas pop para descansarem a voz.
Esses ruídos são possíveis graças à almofada especializada nas cordas vocais dos gatos, feita de fibras de colágeno e elastina, permitindo que vibram mais lentamente para produzir ruídos de baixa frequência, como o ronronar.
“Embora nossos dados não rejeitem totalmente a hipótese da contração muscular ativa para o ronronar”, afirmam os cientistas, citados pela Newsweek, “eles mostram que as laringes dos gatos podem facilmente produzir sons de ronronar com frequências de 25 a 30 Hz sem estímulo neural ou contração muscular”.