busca

Ciência

Helicóptero da Nasa registrou um “óvni” em Marte?

Por João Paulo Martins  em 30 de abril de 2022

Internautas ficaram agitados com a divulgação de imagens que parecem ser de um disco voador acidentado no Planeta Vermelho

Helicóptero da Nasa registrou um “óvni” em Marte?
Parece um disco voador acidentado em Marte, mas são os destroços do pouso da missão Perseverance (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação)

 

Uma imagem capturada em Marte pelo helicóptero Ingenuity, da Nasa, se tornou viral depois que internautas acharam que ele teria capturado o que parece ser um disco voador. Na verdade, trata-se apenas dos materiais usados no pouso da missão do ano passado.

Como mostra o jornal americano New York Post, as fotos tiradas pelo helicóptero foram feitas no início de abril. O equipamento havia sido enviado pela agência para pesquisar os destroços do pouso histórico do robô espacial (rover) Perseverance em 18 de fevereiro de 2021.

As 10 fotos mostram o chamado “backshell” em forma de cone e que parece muito um óvni. Ele foi usado para proteger o rover na viagem espacial e durante sua descida em direção à superfície marciana. Também é visível o campo de detritos do pouso e o paraquedas de 21,4 m de largura.

Helicóptero da Nasa registrou um “óvni” em Marte?
A foto mostra o “backshell” com o enorme paraquedas ao fundo (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação)

Segundo o jornal americano, a Nasa se surpreendeu com o nível de preservação dos equipamentos, já que o procedimento de pouso no Planeta Vermelho foi “muito rápido e estressante”. Ainda assim, a agência lembra que os veículos de pouso devem ser capazes de suportar as “forças gravitacionais, altas temperaturas e outros extremos que acompanham a entrada na atmosfera de Marte a quase 20.000 km/h”.

No entanto, ainda são necessárias “várias semanas de análise” para que a equipe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa possa chegar a uma conclusão sobre o campo de destroços, revela o New York Post.

Essa missão de reconhecimento se mostrou difícil para o Ingenuity, que teve que realizar várias viagens e executar várias manobras complicadas. “Para obter as fotos que precisávamos, o Ingenuity fez muitas manobras, mas estávamos confiantes. Algumas manobras complicadas foram registradas nos voos 10, 12 e 13. Nosso local de pouso nos preparou muito bem para criar imagens de uma área de interesse para a equipe científica Perseverance no voo 2, perto do cume ‘Séítah’”, comenta Håvard Grip, piloto-chefe do Ingenuity, citado pelo periódico americano.