Ciência
Já existe sistema operacional para computador quântico
Parece ficção científica, mas a computação quântica deve revolucionar a informática devido à sua capacidade de processamento
Segundo informações divulgadas pela agência estatal chinesa de notícias Xinhua na última segunda (8/2), uma startup da China acaba de lançar seu sistema operacional desenvolvido para computadores quânticos.
O inovador sistema, desenvolvido pela Origin Quantum Computing Technology, localizada em Hefei, capital da província de Anhui, no leste da China, poderá ser usado em computadores quânticos – que funcionam com os chamados qubits [bits quânticos] e que são capazes de resolver problemas complexos muito mais rápido do que qualquer processador tradicional.
O novo sistema operacional, denominado Origin Pilot, foi otimizado para o gerenciamento de recursos e capacidades de processamento paralelo de computadores quânticos. Ele também pode calibrar os processadores quânticos automaticamente, de acordo com a empresa.
Para quem não sabe, o qubit vai além do 1 e do 0 (ligado ou desligado) usados pelos chips atuais, podendo apresentar dois estados (funções) ao mesmo tempo.
Atualmente, apenas dezenas de computadores quânticos estão disponíveis no mundo, incluindo na IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mercado.
Especialistas acreditam que se os qubits não estiverem sendo usados de forma eficaz, o incrível poder de computação deles é desperdiçado.
"Se o chip quântico for comparado ao coração humano, o sistema operacional do computador quântico é equivalente ao cérebro e o software aplicativo quântico é a carne e o sangue", afirma Guo Guangcan, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências, citado pela Xinhua.
Ainda segundo ele, um bom sistema operacional pode fazer computadores quânticos funcionarem de forma mais eficiente e estável.