Ciência
Na próxima segunda teremos uma incrível conjunção planetária com a Lua
Quem observar o céu logo no amanhecer poderá ver Vênus, Saturno, Marte e nosso satélite natural “juntos” no céu
Na próxima segunda (28/3), teremos um dos principais fenômenos astronômicos deste ano. Logo no amanhecer três planetas estarão em conjunção com a Lua.
“Você poderá ver o que, em astronomia, é chamado de ‘conjunção planetária’, ou seja, em uma pequena área do céu, vários corpos celestes brilhantes do nosso Sistema Solar se ‘juntam’”, explica o astrofotógrafo Arturo Gómez em entrevista ao site chileno BioBioChile.
Conforme explica o especialista, nesse caso, teremos Vênus, Saturno, Marte e a Lua “juntos” no céu – isso apenas na perspectiva de quem vê da Terra. No momento da conjunção será possível distinguir os planetas, observando suas características.
“O corpo pontual mais brilhante é Vênus e, à sua direita, um pouco mais fraco, Saturno. Acima de Saturno e com brilho quase igual, lá estará posicionado o planeta Marte. À direita de todos eles, a Lua, que nos mostrará 18% de sua superfície brilhante iluminada pelo Sol”, esclarece Arturo Gómez ao BioBioChile.
A conjunção se dará em direção à constelação de Capricórnio, acrescenta o astrofotógrafo chileno.
Distâncias
No momento do fenômeno astronômico desta segunda (28/3), a Lua estará a “apenas” 374 mil km da Terra, enquanto Vênus se coloca a 105 milhões de km de nós e Marte estará a 270 milhões de km. O planeta Saturno, o dos anéis, será o mais distante, com 1,5 bilhão de km.
Como o amanhecer ainda deve estar “escuro” durante a conjunção, os quatro corpos celestes estarão visíveis, comenta o especialista ao site chileno.
‘O uso de binóculos ajudará a visualizar esses quatro corpos com mais detalhes. Se você quiser ver os anéis de Saturno, é necessário um pequeno telescópio. Binóculos não servem para isso”, comenta Arturo Gómez.