Ciência
Novo medo desbloqueado! Americano sofre raríssima picada de abelha no globo ocular
Caso do morador da Filadélfia, que teve o ferrão retirado do olho, foi relatado em estudo científico
Ser picado por uma abelha pode representar um problema para quem é alérgico. Agora, imagine ser ferroado diretamente no globo ocular! Esse fato bizarro e raro foi registrado nos Estados Unidos e acabou virando relato de estudo publicado no dia 22 de junho no periódico científico The New England Journal of Medicine.
Como mostra o site americano de notícias científicas Science Alert, trata-se de um homem de 55 anos que deu entrada no hospital Wills Eye, na Filadélfia (EUA), com um ferrão de abelha preso no olho direito. No atendimento anterior, em um pronto-socorro, a equipe médica não teve sucesso na remoção do corpo estranho em forma de lança incrustado na íris do paciente.
Quando a visão e a dor do americano pioraram e os vasos sanguíneos da íris direita se romperam, temendo ficar cego, ele foi até à clínica oftalmológica. Nesse local, os especialistas usaram um corante fluorescente para tingir a córnea do olho inflamado. Sob um microscópio especializado, foi descoberto o objeto minúsculo e perfurante preso no tecido transparente entre a íris e a esclera (parte branca).
Os oftalmologistas da Wills Eye usaram uma pinça de ponta fina, típica da joalheria, para retirar o minúsculo ferrão do olho do paciente. Em seguida, ele recebeu prescrição de colírios antibióticos e anti-inflamatórios.
Cinco meses depois, sua visão melhorou, quase chegando à normalidade.
“As picadas de abelha no olho justificam o encaminhamento a um oftalmologista devido à inflamação grave que pode resultar da lesão, bem como à possibilidade de se ter um ferrão retido no olho”, diz trecho do estudo, citado pelo Science Alert.
Picadas de abelhas e vespas diretamente no globo ocular são raras, com poucos casos publicados na literatura científica.
Além do risco de inflamar o tecido ocular, a ferroada por injetar veneno, desencadeando uma reação imunológica. A remoção do ferrão pode interromper essa reação e melhorar os sintomas, mas isso pode não ser necessário ou recomendado em todos os casos, de acordo com o site americano.
Cerca de 90% do veneno da abelha é injetado nos primeiros 30 segundos da picada.