Ciência
Ponta de flecha da Idade do Bronze, achada na Suíça em 1937, foi feita de um meteorito de 3.500 anos
Inicialmente, acreditava-se que o artefato era feito de metal comum, mas ele possui materiais típicos de meteoritos
No final dos anos 1800, arqueólogos encontraram uma ponta de flecha da Idade do Bronze (3300 a.C. a 1200 a.C.) em Mörigen, na Suíça. Desde então, o artefato passou a fazer parte da coleção do Museu Histórico de Berna. Agora, estudo que sairá na edição de setembro da revista científica Journal of Archaeological Science revela que o objeto foi criado a partir de um meteorito que caiu na Terra há 3.500 anos.
“Por fora, parece uma típica ponta de flecha coberta de ferrugem”, comenta o pesquisador Beda Hofmann, do Museu de História Natural de Berna, citado pelo site americano Live Science. A análise do artefato mostra que “ainda há muito metal preservado” nele.
Cientistas usaram vários métodos para examinar a ponta de flecha, incluindo tomografia computadorizada e espectrometria gama (detecta materiais radioativos), e descobriram que o objeto do tamanho da palma da mão (pesa 2,9 g e mede pouco mais de três centímetros) contém não só isótopos de alumínio-26, que não ocorrem naturalmente na Terra, mas também traços de ferro e liga de níquel comuns em meteoritos.
A análise também revelou marcas de quando o meteorito foi moldado no formato de seta e restos de alcatrão, provavelmente usado para prender a ponta à haste de madeira da flecha, informa o site americano.
Hofmann e seus colegas consultaram um banco de dados geológicos e descobriram que o meteorito de 1,8 tonelada que, em 1937, caiu em Kaalijarv, na Estônia, a mais de 2.250 km de distância de Mörigen, contém metais semelhantes aos do artefato.
Isso levou os cientistas a concluírem que a ponta da flecha provavelmente foi negociada em algum momento da Idade do Bronze.
“O comércio foi bem estabelecido em grandes distâncias durante a Idade do Bronze. Essas primeiras pessoas provavelmente sabiam que, quando o impacto aconteceu lá em 1500 a.C., o material era precioso e tinha valor”, comenta Beda Hofmann, citado pelo Live Science.
Encontrar pontas de flechas feitas de meteoritos é algo extremamente raro, com apenas 55 artefatos do tipo encontrados em 22 locais da Eurásia e da África.