Ciência
VÍDEO: câmeras flagram bola de fogo cruzando o céu próximo à Cordilheira dos Andes
O meteoro foi testemunhado por moradores de várias cidades da Argentina e do Chile, incluindo Santiago
Um brilhante meteoro foi flagrado cruzando o céu de várias cidades da província de Mendoza, na Argentina, iluminando até Santiago, no Chile, na madrugada da última quinta (7/7). A bola de fogo pôde ser vista nessa região antes de desaparecer perto da Cordilheira dos Andes.
O fenômeno foi compartilhado no Twitter por um usuário chileno que disse que o meteoro caiu perto da cidade de Peñalolen Sur, a leste de Santiago. “Visão do meteoro sobre o Chile, graças às câmeras da Ledrium [empresa de internet]”, escreve Felipe V. Curico no post da rede social que conta com mais de 164.000 visualizações.
Na gravação, dá para ver a cidade chilena toda iluminada à noite, quando de repente aparece uma bola branca brilhante na parte superior esquerda da imagem. Após o clarão da explosão, o objeto esmaece até desaparecer no horizonte.
A câmera de segurança registrou a data e o horário do fenômeno meteorológico: 7 de julho de 2022, 5h44.
“Estamos na presença de um fenômeno natural muito bonito, marcante e vistoso. Você tem que ter muita sorte para estar no lugar certo, na hora certa para poder ser testemunha”, comenta o astrônomo Ricardo Demarco López, da Universidade de Concepción, na Argentina, citado pelo jornal argentino La Nacion.
“Trata-se da queda de uma bola de fogo, um corpo sólido e rochoso que estava girando no espaço e que em sua trajetória conheceu nosso planeta e caiu atraído pela gravidade da Terra. E, vindo em alta velocidade, pelo atrito com a atmosfera terrestre, esse corpo se aqueceu e se desintegrou”, explica o astrônomo.
De acordo com Demarco López, citado pelo periódico, pelo tamanho que a bola de fogo parecia ter, a estimativa é que seja um meteoro. Provavelmente ele era do tamanho de uma pequena pedra e se evaporou completamente na atmosfera.
O La Nacion lembra que quando não há vestígios da rocha espacial na Terra, trata-se de um meteoro. Por outro lado, quando atravessa o céu e chega ao solo, passa a ser chamado de meteorito.
O fenômeno que passou pela região dos Andes na última quinta (7/7) foi testemunhado por moradores de Maipú, San Martín, Godoy Cruz, Tunuyán, Lavalle e Luján de Cuyo, em Mendoza. Muitos relataram o som parecido com o de um trovão, revela o jornal argentino.