Ciência
VÍDEO: câmeras flagram meteoro cruzando o céu noturno em Queensland, na Austrália
A bola de fogo foi vista na noite do último sábado (20/5), em vários pontos da província australiana
O céu noturno ao norte da província de Queensland, na Austrália, foi cortado por um meteoro que ardeu na atmosfera e causou um estrondo sônico na noite do último sábado (20/5).
Segundo a emissora australiana Sky News, o fenômeno da bola de fogo pôde ser visto de Cairns, na costa leste, até Normanton, no Golfo de Carpentaria.
Câmeras de segurança, instaladas em painéis de carros e telefones celulares capturaram o momento em que a rocha espacial se aproximou da atmosfera da Terra, criando um brilho verde-azulado intenso no céu escuro.
Imagens do sistema de vigilância do aeroporto de Cairns mostram o meteoro descendo por trás das nuvens antes de desaparecer em um flash de luz amarelo-alaranjada.
De acordo com a emissora, não se sabe onde o meteoro caiu, mas moradores da pequena cidade de Croydon relataram sentir uma explosão e ouvir um grande estrondo.
A astrofísica e professora da Universidade de Queensland, Tamara Davis, citada pela Sky News, afirma que pode ter sido um meteoro “solitário”, o que explicaria por que os especialistas não o identificaram anteriormente.
“Definitivamente parece um meteoro. Eles atingem nossos céus o tempo todo, mas esse parece ser particularmente grande porque era muito brilhante”, comenta a astrofísica.
Segundo ela, pessoas também relataram terem ouvido um estrondo sônico, que ocorre quando um meteoro atravessa a atmosfera mais rápido que a velocidade do som (1238 km/h).
“À medida que diminuem a velocidade, eles criam aquele estrondo sônico”, completa Tamara Davis, citada pela emissora australiana.