busca

Ciência

VÍDEO: “robô-cachorro” coreano bate recorde de velocidade e entra para o Guinness World Records

Por João Paulo Martins  em 14 de dezembro de 2023

Chamado de Hound, ele estabeleceu o recorde de sprint de 100 m para quadrúpedes robóticos

VÍDEO: “robô-cachorro” coreano bate recorde de velocidade e entra para o Guinness World Records
O “robô-cachorro” Hound é veloz, mas também é capaz de subir ladeiras e ultrapassar obstáculos (Foto: Kaist/Reprodução)

 

Um “robô-cachorro”, chamado Hound, acaba de entrar para o livro dos recordes Guinness World Records como o quadrúpede robótico mais rápido do mundo, ao correr uma distância de 100 m em 19,87 s, com velocidade média de 29,3 km/h.

O Hound foi desenvolvido pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (Korea Advanced Institute of Science and Technology ou Kaist), que fica em Daejeon. Ele partiu de uma linha de partida em uma pista de corrida e, após completar o sprint, parou ao cruzar a linha de chegada.

“Todos esses movimentos foram alcançados com um único motor, treinado na simulação por meio de aprendizagem por reforço. Para ultrapassar os limites, as características do motor foram incorporadas à simulação para tornar o ambiente o mais próximo possível do mundo real. Ele pode acelerar até velocidades mais altas, mas ainda não testamos na prática”, comenta Young-Ha Shin, designer do Hound, em entrevista ao site do Guinness.

Equipado com pés leves, especializados para corrida, o “robô-cachorro” pesa 45 kg e é equiparável a um bulldog americano macho adulto. Ele foi projetado para ter uma amplitude de movimentos, graças à estrutura paralela do quadril e do joelho e do sistema de polias.

Embora tenha sido projetado para corrida em alta velocidade, o Hound provou ser capaz de subir com sucesso uma encosta com 22º de inclinação, caminhar 3,2 km e atravessar um obstáculo de 35 cm de altura, revela o site do livro dos recordes.