Cultura
A partir de 2035, só poderão ser vendidos carros elétricos no Chile
Governo chileno acaba de anunciar a proposta de zerar a emissão de carbono nos meios de transporte do país
O governo do Chile anunciou nesta segunda (18/10) um projeto chamado Estratégia Nacional de Eletromobilidade, que prevê a venda exclusiva de veículos elétricos a partir de 2035, informa o site chileno BioBioChile.
A expectativa é que em 2035 100% das vendas de automóveis leves e médios tenham zero emissões de carbono, assim como veículos de transporte público (ônibus, táxis e coletivos) e grandes máquinas, segundo o site.
“Tudo isso beneficiará diretamente a qualidade de vida dos chilenos. A missão é continuar avançando na consolidação do Chile como um país de energia limpa”, afirma Juan Carlos Jobet, ministro de Energia do Chile, citado pelo BioBioChile.
O governo chileno revela que mais de um terço do consumo de energia pertence à atividade do setor de transportes, dos quais mais de 99% corresponde ao uso de derivados do petróleo.
Para Francisco López, subsecretário do ministério, citado pelo site chileno, são metas ambiciosas para a indústria e para o país. “Mas temos a certeza de que podem ser cumpridas, pois o mundo público e privado trabalharão de forma coordenada”, comenta López.
De acordo com o BioBIoChile, a estimativa é que em 2035: 100% das vendas de veículos leves e médios, de transporte público (ônibus, táxis e coletivos) e de grandes máquinas (como caminhões de mineração) tenham emissão zero de carbono.
Em 2040, 100% das vendas de pequenas máquinas, as de construção e agrícolas, terão emissões zero. E para 2045, 100% das vendas de veículos de transporte de carga e ônibus intermunicipais terão emissões zero.