busca

Cultura

Analista político diz que conflito entre Ucrânia e Rússia já teria começado em Donbass

Por João Paulo Martins  em 20 de fevereiro de 2022

Em live no YouTube, o jornalista Rogério Anitablian cita disparos de mísseis ucranianos contra uma região da Rússia

Analista político diz que conflito entre Ucrânia e Rússia já teria começado em Donbass
Em live no YouTube, o jornalista e analista político Rogério Anitablian diz que a Ucrânia lançou mísseis contra Rostov, na Rússia (Foto: YouTube/Rogério Anitablian/Reprodução)

 

O jornalista, youtuber e comentarista político brasileiro Rogério Anitablian, em live transmitida no YouTube no último sábado (19/2), afirma que, enquanto muitas pessoas acompanham a escalada da tensão militar entre Ucrânia e Rússia, no leste europeu, a região ucraniana de Donbass (no sudeste do país) já estaria vivenciando pequenos e médios conflitos.

"Muitas coisas gravíssimas aconteceram na manhã deste sábado [19/2]. Uma delas me deixou bastante perplexo e foi confirmada por imagens e várias fontes. Mísseis, ou projéteis, eu diria, forma lançados a partir do território ucraniano atingiram a cidade russa de Rostov. Ou seja, atingiram a Rússia. É a primeira vez desde o início desse conflito, que projéteis atingem o território da Federação Russa", afirma o analista político em seu canal na plataforma de vídeos do Google, que conta com quase 100.000 inscritos.

Apesar desse suposto ataque citado por Anitablian, não há nos sites estrangeiros de notícias qualquer informação sobre uma investida militar ucraniana contra a Rússia.

O youtuber diz ainda que as repúblicas populares de Donetsk e Luhansk, que ficam em Donbass, já pediram à população que evacuasse a região justamente pelo risco iminente de conflito. Apenas homens de 18 a 55 anos, que teriam condições de lutar, deveriam permanecer.

"Esses cidadãos estão sendo evacuados para a região de Rostov, que foi atingida pelos projéteis do território ucraniano. Eu não sei dizer se esses projéteis tinham a intenção de atingir o território russo. Podem ter sido extraviados ou false flag [manobra militar que simula um ataque inimigo]. E nós não podemos descartar, a priori, nenhuma possibilidade", diz Rogério Anitablian na live de sábado [19/2].

Ele faz questão de dizer que o conflito material na região de Donbass já é uma realidade. "Eu tenho muito cuidado em relação a isso, por que o maior patrimônio que temos aqui é a credibilidade. Tanto a que vocês nos emprestam quanto das fontes que nos provêm de informação merecem", comenta o analista político.

As agências russas de notícias Ruptly e Sputnik não trazem informações sobre possível agressão militar em Donbass. Mas a agência estatal russa Ria Novosti cita tiroteios e agressões contra os refugiados de Donetsk e Luhansk.

Confira o vídeo da live de Anitablian e tire suas conclusões: