busca

Cultura

Arábia Saudita quer construir um arranha-céu em formato de cubo que comportaria 20 edifícios Empire State

Por João Paulo Martins  em 26 de fevereiro de 2023

O projeto chamado Mukaab deve ser construído em um distrito da capital saudita, Riad, e pode chegar a incríveis 19 km² de área construída

Arábia Saudita quer construir um arranha-céu em formato de cubo que comportaria 20 edifícios Empire State
O gigantesco arranha-céu Mukaab tem 400 m de altura por 400 m de largura (Foto: New Murabba Development Company/Divulgação)

 

O governo da Arábia Saudita acaba de apresentar o projeto do novo arranha-céu Mukaab, em forma de cubo e que deve ser construído no centro do distrito de New Murabba, na capital Riad. Ele chama a atenção por pretender ser a maior estrutura já construída pelo homem, tomando o posto da grande pirâmide de Gizé, no Egito, que tem cerca de 138 m de altura e 50.000 m² de área.

Segundo a plataforma americana de arquitetura Arch Daily, o Mukaab terá 400 m de altura por 400 m de largura e nada menos que 19 km² de área construída. O edifício deve ser instalado na região noroeste de Riad, conforme anunciou o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman bin Abdulaziz, que também é o presidente da New Murabba Development Company, empresa responsável pelo projeto.

O distrito de New Murabba contará com áreas verdes e trilhas para caminhada e ciclismo. O empreendimento contará com seu próprio sistema de transporte interno e foi projetado para oferecer moradia, trabalho e entretenimento, tudo a menos de 15 minutos para quem anda a pé. Ele terá um novo museu, uma universidade de tecnologia e design e um teatro interativo, além de outros 80 estabelecimentos de entretenimento e cultura.

Como informa o Arch Daily, o Mukaab deve contar ainda com mais de 104.000 unidades residenciais, 980.000 m² de espaços comerciais e 1,4 milhão de m² de escritórios.

 

Arábia Saudita quer construir um arranha-céu em formato de cubo que comportaria 20 edifícios Empire State
Veja como deve ser o interior do gigantesco Mukaab, que terá até projeções holográficas (Foto: New Murabba Development Company/Divulgação)

 

O arranha-céu é tão gigantesco que seu espaço interno poderia comportar nada menos que 20 prédios Empire State, de Nova Iorque (EUA). Sua estrutura foi projetada para integrar os avanços tecnológicos e criar um local bastante imersivo, com enormes projeções holográficas internas, que prometem criar ambientes totalmente dinâmicos. O revestimento externo do prédio terá forma triangular inspirada no estilo arquitetônico moderno da cidade saudita de Najdi.

O cubo de Mukaab será oco e comportará uma torre em espiral cerca de tecnologia, justamente para criar a experiência imersiva. A previsão é que o projeto seja concluído até 2030, de acordo com o comunicado oficial do governo, citado pela plataforma de arquitetura.

Além desse empreendimento, a Arábia Saudita também anunciou outros projetos ambiciosos desenvolvidos por meio do Fundo de Investimento Público como parte do projeto Visão 2030, que pretende diversificar a economia e reduzir a dependência do petróleo. Uma das propostas mais polêmicas é o arranha-céu Neom, que pode chegar a 170 km de extensão, ligando a costa do Mar Vermelho às montanhas e vales superiores do noroeste saudita.