Cultura
Autoridades da Califórnia capturam urso-negro de 227 kg acusado de invadir 21 casas
Conhecida como Hank the Tank, a enorme ursa estava foragida há mais de um ano e será encaminhada para um santuário
Um enorme e muito “travesso” urso-negro, foragido há mais de um ano, acusado de dezenas de arrombamentos na Califórnia, acaba de ser capturado. Conhecida como Hank the Tank, a ursa de 227 kg teria invadido 21 casas na região de Lake Tahoe desde 2022, informa a emissora britânica BBC.
Registrado oficialmente como 64F, o animal será transferido para um santuário Wild Animal Sanctuary, perto de Springfield, no Colorado, e seus três filhotes podem ser transferidos para uma instalação no condado de Sonoma, na Califórnia.
Em um comunicado divulgado na última sexta (4/8), o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, citado pela emissora, diz que os biólogos haviam "imobilizado com segurança" a ursa, que teve a série de arrombamentos comprovada por meio de exames de DNA.
“Dado o interesse generalizado nessa ursa e o risco significativo de um incidente sério envolvendo ela, o departamento está empregando uma solução alternativa para proteger sua família, bem como as pessoas da comunidade do sul de Lake Tahoe”, afirma o comunicado.
Os três filhotes serão levados para uma instalação diferente para que percam “os comportamentos negativos que aprenderam com a mãe e possam ser devolvidos à natureza”.
Segundo a BBC, as autoridades acreditam que Hank tenha sido responsável por mais de 40 invasões, mas amostras de DNA provaram que alguns dos arrombamentos foram obra de pelo menos dois outros grandes ursos.
Biólogos acreditam que ela é consideravelmente maior do que a maioria dos ursos-negros, cresceu sem medo dos humanos e aprendeu a usar a força para entrar nas casas em busca de alimentos.