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Avião supersônico deve voltar a transportar passageiros em 2029

Por João Paulo Martins  em 03 de junho de 2021

Empresa aérea americana United faz parceria com startup Boom Supersonic para aquisição de 50 aeronaves que voam a cerca de 2.000 km/h

Avião supersônico deve voltar a transportar passageiros em 2029
As aeronaves supersônicas da United Airlines devem cruzar o mundo a partir de 2029, segundo a empresa americana (Foto: Instagram/united/Reprodução)

A empresa aérea americana United Airlines anunciou nesta quinta (3/6) que realizou um acordo com a startup Boom Supersonic, de Denver (EUA), para aquisição de 15 jatos supersônicos Overture e reserva de outros 35. A informação foi divulgada pelo jornal americano USA Today.

A estimativa é que os voos internacionais da United tenham o tempo reduzido pela metade, lembrando as viagens a jato do saudoso e controvertido Concorde, produzido pela BAC Aerospatiale e que voou entre 1976 e 2003.

Segundo o jornal, o avião da startup americana ainda não começou sua produção e aguarda aprovação do governo dos EUA. Além disso, a empresa aérea afirma que comprará os jatos assim que o Overture “atender aos requisitos de segurança, operação e sustentabilidade da United” e que as duas empresas trabalharão juntas para que isso se concretize.

O USA Today lembra que o jato supersônico é classificado como ecológico e operará apenas com combustível 100% sustentável.

Ele não deve ser lançado antes de 2025 e voará apenas após 2026. Os primeiros passageiros não embarcarão antes de 2029, de acordo com as empresas.

“A United continua sua trajetória de construção de uma companhia aérea inovadora e sustentável e os avanços atuais da tecnologia estão tornando mais viável a inclusão de aviões supersônicos. A visão da Boom para o futuro comercial da aviação, combinada com nossa rede de rotas mais robusta do mundo da aviação, dará aos viajantes a negócios e lazer acesso a uma experiência de voo espacial”, informa Scott Kirby, CEO da United, citado pelo jornal americano.

Quão rápido é o jato Overture?

Conforme a United, o avião supersônico Overture, da Boom Supersonic, será capaz de voar a uma velocidade de Mach 1,7 (mais de 2.000 km/h), ou seja, o dobro da velocidade máxima dos atuais aviões de passageiros.

Isso significa que pode reduzir o tempo de viagem de muitas rotas quase pela metade. A United citou como exemplo, que uma viagem de Newark, Nova Jersey (EUA), a Londres (Inglaterra) deverá durar 3h30 (atualmente o trajeto dura 6h30). Já de São Francisco, na Califórnia (EUA) até Tóquio (Japão) deve chegar a 6h de duração, contra as 10h25 atuais.

Porém, essa capacidade de cruzar o mundo gastando menos tempo será para poucos. Como mostra o USA Today, os jatos Overture terão capacidade que varia de 65 a 88 lugares, dependendo da configuração da companhia aérea. A United não revelou quantos passageiros pretende carregar nas aeronaves supersônicas.

Avião supersônico deve voltar a transportar passageiros em 2029
Passageiros devem viajar com luxo no jato Overture, que pode levar de 65 a 88 passageiros (Foto: Instagram/united/Reprodução)

Já em relação aos custos, um problema grave do Concorde, que não conseguia cobrir o valor gasto nas viagens com os preços das passagens, a United, citada pelo jornal, diz que é muito cedo para dizer quanto custarão os voos.

Ainda assim, Rachael Rivas, porta-voz da empresa aérea, também citada pelo USA Today, revela que o Overture foi projetado para ter custos operacionais 75% inferiores aos do Concorde. Ela explica que a companhia está trabalhando com a Boom Supersonic com bastante antecedência para garantir que a aeronave seja comercialmente viável.

Vale lembrar que o Concorde, que já causou um acidente fatal no ano 2000, era operado em conjunto pelas linhas aéreas British Airways (do Reino Unido) e Air France (da França). Ele foi o primeiro jato supersônico a voar comercialmente e oferecia até 100 lugares de primeira classe, embora com pouco espaço para os passageiros.

O Concorde voava no dobro da velocidade do som e podia cruzar o Atlântico em menos de 4h, cerca de metade do que levava outros jatos da época.