Cultura
Cantor Bad Bunny fica irritado com música feita por IA com sua voz e que viralizou no TikTok
A canção é chamada NostalgIA e traz as vozes artificiais do portorriquenho e dos cantores Justin Bieber e Daddy Yankee
A inteligência artificial (IA) já está se tornando comum no mundo da música. Depois de os Beatles lançarem a canção Now and Then, escrita há 40 anos, com a ajuda da IA, o cantor portorriquenho Bad Bunny, de 29 anos, está revoltado por ter sido usado em uma música totalmente criada no computador.
A canção NostalgIA (ou FlowGPT) traz as vozes de Bad Bunny, Justin Bieber e Daddy Yankee recriadas pela inteligência artificial e se tornou viral no TikTok e no Whatsapp. Mas o portorriquenho não gostou desse sucesso.
“Se você gosta dessa música de merda que se tornou viral no Tiktok, saia deste grupo [do WhatsApp] agora mesmo. Vocês não merecem ser meus amigos e foi por isso que fiz o novo álbum, para me livrar de gente assim”, diz Bad Bunny em uma série de posts compartilhados com fãs no aplicativo de mensagens.
A música 100% feita pela IA está fazendo tanto sucesso no TikTok que muitos usuários da plataforma chinesa chegaram a pensar que se tratava de uma música de verdade. Algumas celebridades até criaram vídeos em que aparecem dançando essa canção. É o caso da cantora espanhola Bad Gyal, que é citada na letra. “Fiquei toda animada e então descobri que era IA”, comenta a artista, citada pelo site Ciber Cuba.
“Bad Bunny ficou com raiva porque uma música criada por AI está sendo mais apreciada do que um álbum de 22 músicas”, comenta um usuário da plataforma chinesa. “Melhor música de Bad Bunny este ano e não é dele”, diz outro internauta. “Embora Bad Bunny tenha ficado com raiva, essa música superou o álbum inteiro, além de ser muito cativante”, afirma um terceiro.