Cultura
Cavaliers e bulldogs ingleses estão proibidos de serem criados na Noruega
As duas raças são muito apreciadas por suas características físicas, mas isso causou inúmeras doenças aos cães
A raça de cachorros cavalier king charles spaniel é conhecida pela cabeça pequena, enquanto o bulldog inglês é famoso pelo focinho amassado e enrugado. Essas características atraem as pessoas, mas causam problemas para os pets. Tanto é que a Noruega decidiu proibir a criação desses cães porque "ser fofo demais" está causando sofrimento para eles.
Segundo a rádio francesa France 24, em decisão recente, o tribunal distrital de Oslo, capital da Noruega, proibiu a criação das duas raças, alegando que isso lhes causaria danos, violando as leis norueguesas de proteção aos animais.
"Muitas de nossas raças são altamente endogâmicas [consanguíneas] e geram uma enorme carga de doenças", comenta a ativista Ashild Roaldset, da Sociedade Norueguesa de Bem-Estar Animal, citada pela rádio.
A organização representada por ela abriu o processo judicial contra empresas e indivíduos que criam cavalier spaniel e bulldog inglês.
"Precisamos mudar a maneira como criamos cães. A maneira como criamos cachorros era aceitável há 50 anos, mas não é mais", diz a ativista, segundo a France 24.
A consanguinidade fez com que as duas raças de pets desenvolvessem uma "garantia de doença', que corresponde a uma longa lista de problemas hereditários que afetam a maioria dos indivíduos, se não todos.
De aparência feroz, mas gentil – e desde a Segunda Guerra Mundial um símbolo britânico – o buldogue inglês desenvolveu dificuldades respiratórias devido ao focinho achatado, além de problemas dermatológicos, reprodutivos e ortopédicos.
Mais da metade de todos os bulldogs nascidos na Noruega nos últimos 10 anos vieram ao mundo por cesariana.
"A incapacidade genética da raça de dar à luz naturalmente é a única razão para que os bulldogs não sejam usados para reprodução", afirmam os juízes do tribunal distrital de Oslo, citados pela France 24.
Quanto aos cavaliers, eles conquistaram os corações de muitas celebridades, como a rainha Vitória, do Reino Unido, o presidente americano Ronald Reagan e o ator americano Sylvester Stallone. A raça costuma sofrer dores de cabeça porque o crânio é muito pequeno. Ela também tem problemas cardíacos e oculares.
Ashild Roaldset afirma que essas doenças não podem ser cruzadas com outras raças puras do exterior devido à falta geral de diversidade genética.
O resultado: as duas raças em questão acabarão sendo levadas à extinção, conforme a ativista norueguesa.