Cultura
Doodle do Google homenageia o médico japonês Michiaki Takahashi, criador da vacina da catapora
O virologista foi responsável por criar o imunizante contra o vírus da varicela e, assim, salvou milhões de vidas em todo o mundo
O Doodle (logomarca comemorativa) do buscador Google está homenageando o virologista japonês Michiaki Takahashi nesta quinta (17/2). Ele foi responsável pelo desenvolvimento da primeira vacina contra catapora e seu 94º aniversário de nascimento é celebrado nesta data.
O Doodle ilustrado foi criado pelo artista convidado Tatsuro Kiuchi, de Tóquio, no Japão, e mostra como a vacina do pesquisador japonês ajudou a salvar a vida de crianças e reduziu o número de casos de catapora em todo o mundo.
Depois de desenvolvida, o imunizante foi administrado em milhões de crianças em todo o mundo. Mostrou-se uma medida eficaz para prevenir casos graves da doença viral contagiosa e sua transmissão.
Nascido em 1928 em Osaka, no Japão, Takahashi completou seus estudos na Universidade de Osaka e obteve seu diploma de médico. Após a formatura, se juntou ao Instituto de Pesquisa de Doenças Microbianas da universidade em 1959.
O virologista passou seus dias estudando sobre o sarampo e a poliomielite. Em 1963, recebeu uma bolsa de pesquisa no Baylor College, nos Estados Unidos.
Durante esse tempo, seu filho estava sofrendo de uma grave crise de catapora. A experiência traumática do pai o levou a se concentrar no combate à doença altamente transmissível.
Após dois anos, Michiaki Takahashi retornou ao Japão, em 1965. Ele começou a cultivar vírus da catapora vivos, mas enfraquecidos, em tecidos animais e humanos. Ele dedicou cinco anos ao desenvolvimento da vacina até que estava pronta para testes clínicos.
Em 1974, o virologista criou a primeira vacina contra o vírus da varicela que causa a catapora. "Ela foi posteriormente submetida a pesquisas rigorosas com pacientes imunossuprimidos e provou ser extremamente eficaz", diz o texto do Google sobre o Doodle comemorativo.
Essa se tornou a única vacina contra varicela aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nos 12 anos seguintes, o Instituto de Pesquisa de Doenças Microbianas da Universidade de Osaka lançou a vacina, que foi usada no Japão em 1986. O imunizante salvou vidas em mais de 80 países.
Em 1994, ele se tornou diretor do grupo de estudo de doenças microbianas da Universidade de Osaka – cargo que ocupou até sua aposentadoria.