Cultura
Empresário do Chile cria lava-rápido chamado Star Wash e é processado pela LucasFilm
Empresa detentora dos direitos da saga Star Wars acredita que nome do empreendimento chileno pode gerar confusão nos fãs
O chileno Matías Jara De Barbieri é o responsável pelo lava-rápido Star Wash, localizado em La Reina, na região metropolitana de Santiago, e está enfrentando um processo movido por ninguém menos que a LucasFilm, empresa que detém os direitos da saga Star Wars, e que foi adquirida pela Disney em 2012.
Segundo o site BioBio Chile, a produtora cinematográfica, fundada em 1971 pelo cineasta George Lucas, decidiu entrar com uma ação judicial contra o lava-rápido chileno perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, uma vez que seu nome e estética poderiam gerar mal-entendidos.
No processo, a LucasFilm argumenta que a semelhança nos nomes – Star Wars e Star Wash – pode gerar confusão entre os fãs da saga: “Você pode pensar que a origem do empreendimento Star Wash está relacionado com Star Wars, o que pode causar danos à Lucasfilm.”
Ao mesmo tempo, dizem que a Comercial Automotriz Mundo Motors Ltda poderia aproveitar a fama da saga de ficção científica, violando a Lei de Propriedade Industrial do Chile.
Ao site chileno, o empresário Matías Jara conta que recebeu com grande surpresa a ação judicial: “Não acreditamos que as pessoas confundam nosso negócio com a Lucasfilm. Chamamos Star Wash porque foi uma ideia de nossa filha e pensamos que geraria interesse, empatia e proximidade.”
No entanto, ele diz que compreende as preocupações da LucasFilm: “Valorizamos profundamente a nossa identidade, a qualidade e o tipo dos nossos serviços. Estamos empenhados em enfrentar esse desafio, estamos confiantes de que, apesar dos obstáculos, podemos preservar a essência única de Star Wash ao mesmo tempo que respeitamos, e de certa forma honramos, o legado de Star Wars.”