Cultura
Grupo de leitura dos EUA termina seu primeiro livro após quase 30 anos
Considerado procrastinador, o grupo de leitura Marshall McLuhan, da Califórnia (EUA), começou a ler Finnegans Wake, de James Joyce, em 1995
Um clube de leitura da Califórnia, nos EUA, que é baseado na procrastinação, acaba de terminar de ler e discutir o primeiro livro, depois de quase 30 anos. E você achando que demora para finalizar uma obra…
Segundo a emissora americana Fox News, os dedicados leitores do grupo Marshall McLuhan escolheram o livro Finnegans Wake, do renomado escritor irlandês James Joyce, como a primeira obra a ser discutida pelo grupo em 1995.
O clássico romance, de 672 páginas, tem a reputação de ser uma das obras de ficção mais difíceis de ler em toda a literatura ocidental, devido ao estilo experimental da linguagem.
Em um de seus livros, o pesquisador Edmund Lloyd Epstein, da Universidade de Imprensa da Flórida, especialista na obra de Joyce, citado pela emissora, comenta a obra: “Escrito em neologismo complexo e baseado em trocadilhos e ostentando uma narrativa onírica que desafia as convenções de enredo e continuidade, Finnegans Wake' de James Joyce, tem desafiado os leitores desde sua primeira publicação em 1939.”
Para o especialista, o romance é tão difícil que “apenas os corajosos ou imprudentes tentam desvendar esse clássico”, que é “bem conhecido, mas relativamente pouco lido”. A maioria aborda o texto em grupos de leitura, justamente para ter assistência mútua (e apoio moral).
James Joyce é mais conhecido por Ulysses, a coleção de contos Dubliners e o romance Um Retrato do Artista Quando Jovem. Ele demorou 17 anos para finalizar Finnegans Wake, seu derradeiro romance.
O grupo de leitura procrastinador Marshall McLuhan lia uma página por vez e depois discutiam o conteúdo por duas horas. De acordo com a Fox News, as reuniões mensais aconteciam em uma unidade da Biblioteca Pública de Los Angeles, na Califórnia (EUA).
Quando a pandemia de covid-19 surgiu em 2020, o grupo continuou discutindo o livro, por meio de videoconferência.
A última página da obra Finnegans Wake foi lida e discutida na última terça (3/10). O organizador do grupo, Gerry Fialka, disse que eles começarão a ler novamente a obra de James Joyce no início da próxima semana.