Cultura
Jesus Cristo realmente nasceu dia 25 de dezembro?
Apesar de ser a data escolhida para celebrar o Natal, não há qualquer prova de que Cristo tenha nascido em 25 de dezembro; entenda!
O dia 25 de dezembro, em que é celebrado o Natal para os cristãos, tem um significado especial para cerca de 2,38 bilhões de pessoas em todo o mundo.
Além dos presentes, da ceia e dos tradicionais filmes natalinos, o dia convida para celebrar a família e os amigos. É o principal momento do ano em que as pessoas se reúnem e passam o tempo na companhia uns dos outros.
Para os religiosos, a data é especial porque está associada ao nascimento de Jesus Cristo. Mas ele realmente nasceu no dia 15?
Quando Jesus nasceu?
Como lembra o site britânico National World, a Bíblia cristã não fornece um relato cronológico sobre a vida e os tempos de Jesus Cristo.
Em vez disso, os primeiros escritos associados ao cristianismo correspondem a evangelhos que costumam ser comparados a registros históricos para terem a devida datação histórica.
“Acredita-se que o nascimento de Jesus ocorreu entre 6 a.C. [antes de Cristo] e 4 a.C. pela maioria dos estudiosos, que concordam com sua existência, batismo e crucificação”, afirma o site britânico.
Esse período de tempo foi calculado usando alguns fatores, incluindo o reinado do rei Herodes, que governou a região da Judeia (que evolve os territórios atuais da Palestina e de Israel), entre 74/73 a.C. e 4 a.C..
De acordo com o National World, como a Bíblia afirma que Jesus começou a pregar “por volta dos 30 anos”, sua morte corresponderia aos anos de 27/29 d.C. (depois de Cristo).
Por que o nascimento de Jesus é associado a 25 de dezembro?
Apesar da tradição de celebrar o Natal no dia 25 de dezembro, não há uma data precisa relacionada ao nascimento de Jesus Cristo.
No entanto, a tradição cristã optou pelo dia 25 devido à sua proximidade com o solstício de Verão (no hemisfério sul), esclarece o site britânico.
“O solstício de Verão é o ponto do ano em que as horas de luz solar volta a aumentar após meses de escuridão, levando à noção de ‘dias mais longos’”, diz o National World.
Esse evento astronômico possui significado simbólico para os cristãos, porque é visto como a representação da luz de Jesus entrando no mundo após os dias mais sombrios.