busca

Cultura

Meta, a dona do Facebook, deve lançar criptomoeda e NFTs

Por Da Redação  em 08 de abril de 2022

Segundo o jornal Financial Times, a empresa de Mark Zuckerberg quer lançar as moedas virtuais e tokens não fungíveis de forma interna, sem passar pelo blockchain

Meta, a dona do Facebook, deve lançar criptomoeda e NFTs
(Foto: Pixabay)

 

A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, tem planos para criar moedas virtuais, tokens não fungíveis (NFTs) e serviço de empréstimo em seus aplicativos, de acordo com o jornal americano Financial Times.

A empresa, comandada pelo presidente-executivo Mark Zuckerberg, estaria buscando fontes alternativas de aumentar a receita de forma a atrair e reter usuários, à medida que a popularidade de suas redes sociais caem, uma tendência que ameaça os ganhos anuais com anúncios de US$ 118 bilhões (cerca de R$ 560 bilhões).

O braço financeiro do Facebook, a Meta Financial Technologies, está preparando o lançamento de uma criptomoeda para o metaverso, que os funcionários já apelidaram internamente de “Zuck Bucks’, segundo fontes ouvidas pelo jornal americano.

É improvável que seja uma criptomoeda baseada no blockchain (sistema de registro de negociações de moedas virtuais), informa o Financial Times. Em vez disso, a Meta está inclinada em lançar NFTs nos aplicativos e controlados pela própria empresa, semelhantes às moedas usadas em jogos, como a moeda robux do popular game infantil Roblox.

De acordo com memorandos da empresa, obtidos pelo jornal, a Meta também está analisando a criação de “tokens sociais” ou “tokens de reputação”, que podem ser emitidos como recompensas por contribuições significativas em grupos do Facebook, por exemplo. Outro esforço são as ‘moedas de criador’ que podem estar associadas a influenciadores do Instagram.

A Meta também vem explorando serviços financeiros mais tradicionais, com foco em ajudar a fornecer empréstimos a pequenas empresas a taxas atraentes, informa o Financial Times. Embora nada esteja planejado para ser implantado imediatamente, a empresa já está discutindo com potenciais parceiros.

A maioria dos esforços está nos estágios iniciais de elaboração e pode mudar ou ser abandonada, embora os planos de integrar NFTs nas plataformas estejam mais avançados. Zuckerberg confirmou um relatório anterior citado pelo jornal americano de que o Instagram, em breve, começaria a oferecer suporte aos tokens infungíveis.

Segundo o memorando compartilhado internamente na semana passada, citado pelo Financial Times, a Meta planeja lançar um piloto para posts e compartilhamentos de NFT no Facebook em meados de maio.

Os tokens infungíveis poderão ser monetizadas por meio de “taxas e/ou anúncios”, no futuro, de acordo com outro documento interno.