Cultura
Morre aos 70 anos Klaus Teuber, criador do jogo de tabuleiro Colonizadores de Catan
O clássico jogo foi lançado em 1995 e ajudou muitas pessoas a se apaixonarem pelo universo do tabuleiro
O mundialmente famoso autor de jogos de tabuleiro Klaus Teuber morreu aos 70 anos. O ex-técnico de odontologia se tornou conhecido em 1995 ao lançar o jogo Siedler von Catan (Colonizadores de Catan), que após 27 anos, já vendeu mais de 32 milhões de cópias e foi traduzido para 40 idiomas.
Segundo a revista alemã Focus, o anúncio da morte de Teuber foi feito pelas editoras Catan GmbH e Kosmos-Verlag nesta terça (4/4). No Brasil, o jogo Catan é distribuído pela Devir, que publicou um comentário no Twitter sobre a morte do autor alemão: “Hoje o mundo lúdico está de luto. Klaus Teuber, o autor de Catan, nos deixou. Seu nome ficará para sempre marcado na história, dos jogos de tabuleiro modernos. Deixamos aqui um grande abraço e muito força para sua família e amigos. Obrigado por tudo, Klaus”.
O autor do clássico jogo de tabuleiro faleceu no último sábado (1/4), após uma doença “curta e grave”, que não foi revelada. Ele trabalhou com a editora Kosmos por décadas.
Com o sucesso de Catan, Klaus Teuber pôde deixar seu trabalho na odontologia. Recentemente, ele trabalhou no terceiro volume da trilogia de romances que acompanha o jogo. Em 2002, o autor fundou a editora Catan GmbH junto com a esposa Claudia e os três filhos. Seus jogos passaram a ser comercializados pela nova empresa.
“Com seus muitos e premiados jogos, ele inspirou milhões de pessoas em todo o mundo”, comenta a Kosmos-Verlag em comunicado citado pela Focus.
Com Colonizadores de Catan, Teuber criou um universo único que se tornou um dos jogos de tabuleiro de maior sucesso da história e ajudou a criar a cultura do tabuleiro em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Apenas nos 10 primeiros anos de lançamento, Catan vendeu oito milhões de cópias. Logo na estreia, em 1995, a obra ganhou o prêmio Spiel des Jahres (Jogo do Ano), principal honraria dos jogos de tabuleiro na Alemanha, que foi criada em 1978.
O comunicado da editora Kosmos-Verlag diz ainda: “Sentiremos muita falta de Klaus Teuber e sempre honraremos sua memória”.