Cultura
Nesta quinta é celebrado o 125º aniversário de lançamento do livro Drácula, de Bram Stoker
A obra deu origem a um filme clássico foi inspirada em vários locais da Escócia, durante as férias do escritor irlandês
Sabia que vários lugares da Escócia, no Reino Unido, inspiraram o escritor irlandês Bram Stoker (1847-1912) a escrever seu clássico Drácula, que celebra 125 anos nesta quinta-feira (26/5)?
Como mostra o jornal escocês The National, a Escócia desempenhou um papel crucial na criação da história clássica enquanto o escritor estava de férias no norte do país. Locais em Edimburgo, capital escocesa com ruas estreitas e escuras, Scottish Borders e Glasgow têm ligações com Stoker.
Mas talvez o impressionante castelo de Aberdeenshire, que fica no topo de uma falésia, seja o ponto turístico mais ligado à história do famoso vampiro baseado no príncipe romeno Vlad III (1431-1476), o empalador.
Acredita-se que o Castelo de Slains, perto de Cruden Bay, Aberdeenshire, tenha inspirado o castelo do conde Drácula – especificamente uma sala em forma de octógono descrita no livro, revela o jornal escocês. As assinaturas do escritor no livro de visitas, em 1894 e 1895, ainda podem ser vistas pelo público.
Bram Stoker começou a escrever a clássica obra (publicado em 1897) enquanto estava hospedado no hotel Kilmarnock Arms, vizinho ao castelo.
Infelizmente o Castelo de Slains está em ruínas e só pode ser visitado por fora, por motivos de segurança.
Segundo o The National, o 125º aniversário da obra Drácula faz parte do chamado Ano das Histórias da Escócia, que celebra e promove a riqueza de histórias inspiradas, escritas ou criadas em território escocês.
O livro foi adaptado para o cinema em 1992, com o título Drácula de Bram Stoker. O personagem principal foi interpretado por Gary Oldman (Batman: O Cavaleiro das Trevas e O Espião que Sabia Demais). Dirigido por Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão e Apocalypse Now), o longa traz um elenco de peso, que inclui Anthony Hopkins, Keanu Reeves e Winona Ryder.