Cultura
Reação de Golden retriever idosa a gatinhos recém-nascidos viraliza no TikTok
Cadela Lucy, que vive no Texas, conquistou os internautas ao mostrar uma reação de curiosidade e cuidado com os filhotes recém-nascidos
A reação de um golden retriever ao conhecer gatinhos recém-nascidos conquistou o coração dos usuários do TikTok. O vídeo compartilhado em 18 de agosto deste ano já alcançou quase quatro milhões de visualizações.
As imagens, publicadas no perfil de Pearl Frazier, que mora em Fort Worth, no Texas (EUA), mostram a cadela Lucy, que já é idosa, conhecendo pela primeira vez seus novos amigos felinos. Ela cheira os bichinhos e, mais tarde, já aparece deitando ao lado deles, como se quisesse protegê-los.
O perfil na plataforma chinesa costuma postar regularmente vídeos com interações da golden retriever e os gatos da raça rag doll que a americana cria.
“Acho interessante ver como cães e gatos interagem quando se encontram pela primeira vez. Alguns gatos tendem a ser mais receosos no início, mas eventualmente acabam gostando do cachorro”, comenta Pearl Frazier à revista americana Newsweek.
Lucy certamente parecia atraída pelos gatinhos. Embora inicialmente cautelosa, depois de cheirá-los para “conhecê-los”, ficou feliz por poder ficar perto dos seus amiguinhos. No vídeo que viralizou, a cadela idosa aparece cochilando ao lado da cama dos filhotinhos.
Segundo a revista, a golden retriever cresceu em uma fazenda em Lima, Ohio (EUA), cercada por outros animais, o que pode explicar por que se sente tão confortável perto de outras espécies. “Lucy é ótima com gatos. Ela ajudou quando Justin [marido de Pearl] adotou um gatinho em 2017”, diz a tiktoker.
A gravação viral do TikTok só comprova como a ideia de que cães e gatos não se dão bem é uma espécie de mito.
Um estudo publicado em 2008 na revista científica Applied Animal Behavior Science analisou dados de mais de 1.200 donos de pets que foram questionados sobre o comportamento de cães e gatos e como interagiam entre si. Os cientistas também passaram algum tempo nessas casas para ter uma ideia mais clara de como os animais de estimação se comportavam uns com os outros.
A pesquisa descobriu que em 66% dos casos, cães e gatos eram amigáveis entre si. Menos de 10% apresentaram comportamento agressivo, e os casos restantes foram de indiferença.
A cadela Lucy certamente parecia estar à vontade com seus novos amigos felinos. Na verdade, ela parecia feliz em assumir o papel de “tia” dos gatinhos, para alegria dos usuários da plataforma chinesa