Cultura
Simpsons previu a chegada da variante ômicron da covid-19?
Internautas acreditam que o famoso desenho americano voltou a prever um evento histórico mundial
O famoso seriado animado de TV Os Simpsons aparentemente “previu” vários eventos mundiais ao longo dos anos e, agora, fãs acreditam que o desenho criado por Matt Groening teria previsto a variante ômicron da covid-19.
Atualmente, essa cepa já é a que mais causa infecções no Brasil, sendo 80% dos casos apenas na cidade de São Paulo (SP).
Segundo a versão britânica do jornal Metro, quando a ômicron foi anunciada, um usuário das redes sociais diz ter encontrado a cena de Os Simpsons com a suposta previsão da nova variante do coronavírus.
Ele compartilhou o episódio que traz alienígenas dizendo que são do planeta Omicron Persei 8.
O problema, conforme o periódico britânico, é que a cena não é originária do desenho do Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie, e sim, de outro programa criado por Matt Groening, o Futurama.
Ainda assim, muitos internautas acreditam que a chegada da ômicron foi “anunciada” em animação do canal americano Fox.
“O criador dos Simpsons fez de novo”, escreve um usuário do Twitter, citado pelo Metro, enquanto outro acrescenta: “Espere, os Simpsons fizeram de novo? Estou começando a pensar que as autoridades estão literalmente criando eventos baseados nos Simpsons para mexer com a gente”.
“Ou isso ou Os Simpsons são muito presentes em nosso subconsciente”.
Claro que nenhuma obra de Matt Groening previu a chegada da variante ômicron. Como lembra o jornal britânico, a cepa apenas recebeu o nome da letra “O” do alfabeto grego.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem nomeando as variantes de preocupação com letras do alfabeto grego para tornar as discussões sobre o vírus “mais compreensíveis e práticas” para o público em geral.
A última variante de interesse, B.1.621, que surgiu na Colômbia, foi rotulada Mu.
O roteirista dos Simpsons, Al Jean, recentemente, comentou numa entrevista a suposta capacidade “psíquica” do programa de prever alguns dos maiores eventos do planeta nos últimos 32 anos.
“Se você escreve 700 episódios e não prevê nada, então você é muito ruim. Se você jogar dardos suficientes, conseguirá acertar no centro do alvo algumas vezes”, disse o escritor, citado pelo Metro,
Outros eventos que o programa teria previsto corretamente incluem a invasão ao Capitólio, em Washington (EUA), em 2021, e a ida ao espaço do bilionário inglês Richard Branson, fundador da Virgin.
Al Jean acrescentou: “O de 11 de setembro é tão bizarro. Havia uma propaganda que dizia ‘US$ 9 por dia’ com um 11 estilizado como as torres gêmeas [World Trade Center]. Isso foi em 1996. Muito louco como essa coincidência é insana”.