busca

Cultura

TripAdvisor causa revolta com comentário intolerante na página do Museu de Auschwitz

Por João Paulo Martins  em 07 de maio de 2021

Em resposta a um tuíte do museu, o site de turismo diz que, inicialmente, a crítica publicada pelo usuário estava "dentro das diretrizes"

TripAdvisor causa revolta com comentário intolerante na página do Museu de Auschwitz
O Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, é um local muito visitado por aqueles que querem entender até onde vai a maldade humana (Foto: Tripadvisor.com.br/Reprodução)

Um usuário do site americano de turismo TripAdvisor colocou a empresa numa situação constrangedora na última quinta (6/5) ao publicar uma crítica ofensiva ao Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, instalado no local que funcionou o maior campo de concentração e extermínio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Além de ter sido um comentário de muito mau gosto, o que causou preocupação foi o tempo que levou para o site excluí-lo.

A crítica se referia a Auschwitz como um lugar para “diversão em família” e permaneceu no TripAdvisor tempo suficiente para chamar atenção de outros usuários e do próprio museu.

Em sua conta oficial no Twitter, ainda na quinta (6/5), o memorial de Auschwitz reclamou da postagem e diz ter recebido como resposta do site de turismo a informação de que a avaliação estava dentro das “diretrizes de envio” e continuaria publicada.

O comentário, que não teve a autoria revelada, claramente foi criado para ofender a memória de mais de um milhão de judeus que foram exterminados no local durante o governo nazista. “Esse lugar era ótimo. Fui com meus bebês recém-nascidos para testar a câmara de gás, mas eles saíram deformados. Ainda assim é divertido para a família”, diz a repugnante crítica compartilhada no TripAdvisor.

Segundo o site americano de fofocas TMZ, demorou cerca de uma hora para que a falsa avaliação fosse retirada do ar.

TripAdvisor causa revolta com comentário intolerante na página do Museu de Auschwitz
Site TripAdvisor demorou para apagar o comentário de mau gosto após a reclamação do memorial de Auschwitz no Twitter (Foto: Twitter/AuschwitzMuseum/Reprodução)

Resposta do TripAdvisor

Em um comunicado disponibilizado nas redes sociais, citado pela emissora britânica BBC, o TripAdvisor afirma que usa “uma mistura de tecnologia e pessoas” para analisar as postagens e que, nesse caso, “a avaliação inicial não identificou a crítica como incentivo à  intolerância”.

A empresa não explica se a decisão final foi tomada por humanos ou pela inteligência artificial, informa a emissora.

“Por meio de nosso processo de escalonamento, essa revisão foi removida. Sempre buscamos acertar na primeira vez e pedimos desculpas ao Museu e Memorial de Auschwitz, à comunidade judaica em geral e a todas as comunidades e indivíduos afetados por esse erro inicial”, diz o comunicado do TripAdvisor, citado pela BBC.