busca

Cultura

Um dos melhores e mais caros restaurantes do mundo vira vegano

Por João Paulo Martins  em 04 de maio de 2021

Eleven Madison Park, de Nova Iorque (EUA), eleito o Melhor Restaurante do Mundo em 2017, reabrirá em junho com menu quase 100% vegano

Um dos melhores e mais caros restaurantes do mundo vira vegano
Um dos 14 restaurantes com 3 estrelas Michelin nos EUA, o Eleven Madison Park deve reabrir em junho em Nova Iorque com o menu quase inteiramente vegano (Foto: Facebook/ElevenMadisonPark/Reprodução)

O restaurante Eleven Madison Park, sediado em Nova Iorque (EUA), que possui três estrelas do renomado Guia Michelin e é considerado um dos mais celebrados e caros do mundo, anunciou na última segunda (3/5) que pretende se tornar quase totalmente vegano.

Comandado pelo chef e proprietário Daniel Humm, o Eleven Madison Park deve reabrir em junho deste ano e seu menu degustação, que custa “apenas” US$ 335 (cerca de R$ 1.829), será inteiramente construído com “vegetais, tanto da terra quanto do mar, bem como frutas, legumes, fungos, grãos e muito mais”, segundo o comunicado emitido pelo estabelecimento e citado pela emissora americana CBS News.

Leite e mel ainda serão oferecidos no chá e no café, afirma o comunicado assinado pelo chef Humm, mas, fora isso, o menu será totalmente vegano.

“Eu me sinto mais comovido e inspirado por pratos com vegetais impecavelmente preparados. Naturalmente, me levei em direção a uma dieta mais baseada em vegetais. A decisão foi inspirada pelo desafio de conhecer nossos ingredientes mais profundamente e nos esforçarmos criativamente”, comenta o premiado chef, citado pela emissora.

Um dos melhores e mais caros restaurantes do mundo vira vegano
Segundo o chef Daniel Humm, a equipe do restaurante Eleven Madison Park se ocupou do novo menu vegano durante a pandemia (Foto: Facebook/ElevenMadisonPark/Reprodução)

Ainda segundo Daniel Humm, a decisão de parar de servir carnes e frutos do mar no menu do restaurante Eleven Madison Park resultou de preocupações ambientais que foram expostas pela pandemia, observando que “estava se tornando cada vez mais claro que o sistema alimentar atual simplesmente não é sustentável”.

“Ficou claro que, depois de tudo o que experimentamos no ano passado, não poderíamos abrir o mesmo restaurante”, diz o chef e proprietário, conforme a CBS News.

Embora o restaurante de três estrelas Michelin (só existem 14 nos Estados Unidos com essa classificação) tenha fechado devido à pandemia, Humm revela que sua equipe se manteve ocupada desenvolvendo alternativas veganas para alimentos básicos, como caldos, leites, manteigas e cremes.

Vale dizer que o Eleven Madison Park, que surgiu em 2011, possui quatro estrelas do guia do jornal americano The New York Times e em 2017 foi eleito o Melhor Restaurante do Mundo pelo respeitado ranking The World’s 50 Best Restaurants.

Atualmente, apenas um dos 135 restaurantes do mundo com três estrelas Michelin não serve carne ou frutos do mar, o King’s Joy em Pequim, na China. Em janeiro deste ano, o guia francês deu sua primeira estrela a um restaurante totalmente vegano: ONA em Bordeaux, França.