busca

Cultura

VÍDEO: baleias nadam debaixo de prancha em praia da Austrália e cena se torna viral

Por João Paulo Martins  em 14 de fevereiro de 2022

Duas amigas estavam sobre uma prancha de stand-up paddle quando foram surpreendidas com a enorme baleia e o filhote

VÍDEO: baleias nadam debaixo de prancha em praia da Austrália e cena se torna viral
Imagine nadar na praia e se deparar com duas baleias logo abaixo (Foto: Facebook/jaimenhudson/Reprodução)

 

A australiana Erin Cummings lembra do momento em que estava sobre a prancha de stand-up paddle com uma amiga quando duas enormes baleias nadaram debaixo delas: “Não posso acreditar nisso”, conta à emissora australiana ABC News.

Era de manhã quando ela e a amiga decidiram usar o stand-up paddle na praia de Wylie Bay, perto de Esperance, na costa sul da Austrália Ocidental.

Elas imediatamente avistaram uma baleia e seu filhote bem longe na praia, conta a emissora. A espécie não foi identificada.

“E, então, elas começaram a vir em direção à praia. Simplesmente passaram por nós. Tivemos que parar porque você não tem permissão para ir até elas. Nós ficamos tipo ‘vamos sentar aqui’ e elas vieram até nós. Foi fantástico”, conta Cummings à ABC News.

A experiência foi capturada em agosto de 2021 pelo cinegrafista e diretor local Jaimen Hudson, que recentemente divulgou em seu Facebook a filmagem, que faz parte de um documentário, e logo a cena se tornou viral na rede social, com quase 500.000 visualizações e 6.500 compartilhamentos.

 

 

Embora Erin Cummins e a amiga pareçam pequenas em comparação com as enormes baleias, ela diz à emissora australiana que a experiência não foi assustadora.

“Definitivamente não me senti ameaçada. Estávamos apenas abismadas. Eu ficava dizendo repetidamente: ‘Oh meu Deus, não posso acreditar nisso’. Tínhamos que ter certeza de que estávamos fazendo parte daquilo”, revela a australiana.

A moradora de Esperance conta que está acostumada com a vida selvagem, surfando com focas e golfinhos, às vezes com seu cachorro ao lado.

A praia de Wylie Bay também ganhou as manchetes nos últimos anos por ataques de tubarão, com uma mulher de 20 anos atacada na semana passada.

À ABC News, Cummings afirma que viu um tubarão apenas uma vez e sempre tentou se manter segura, nunca entrando no oceano sozinha ou quando estava escuro. “É meio assustador, mas você tem que apostar na segurança”.