Cultura
Vídeo que mostra canos fornecendo água para famosa cachoeira da China viraliza e causa polêmica
A cena inusitada foi registrada na cachoeira da montanha Yuntai, na província de Henan, que tem 312 m de altura
Está causando polêmica nas redes sociais um vídeo feito por um turista que mostra canos fornecendo água para a famosa cachoeira da montanha Yuntai, considerada a mais alta da China com fluxo ininterrupto.
As imagens começaram a circular na internet na última segunda (3/6). Segundo a emissora estatal britânica BBC, na rede social chinesa Weibo, o vídeo recebeu mais de 14 milhões de visualizações e, no Douyin, plataforma que pertence ao TikTok, foram quase 10 milhões de visualizações.
A polêmica gerada pelo suposto flagrante de vazão artificial na cachoeira de Yuntai fez com que funcionários do governo local fossem enviados ao parque para investigar.
Citado pela emissora britânica, a administração do local informou, posteriormente, que, como “o cenário é sazonal, não seria possível garantir que a cachoeira estivesse na melhor forma sempre que fosse visitada”. “Fizemos uma pequena melhoria apenas durante a estação seca para ela estar no seu melhor para encontrar os amigos”, disse o parque.
Localizadas na província central de Henan, a cachoeira de Yuntai tem 312 m de altura e está dentro do Geoparque da Montanha Yuntai, reconhecido pela Unesco. De acordo com a BBC, milhões de visitantes viajam para lá todos os anos, atraídos por formações geológicas que datam de mais de um bilhão de anos.
Funcionários do parque disseram que a água que usaram para bombear para as cataratas vem de uma nascente e que isso “não danifica a paisagem natural”.
Essa não é a primeira vez que medidas artificiais são usadas para “ajudar” cachoeiras famosas na China. Como lembra a emissora britânica, a cachoeira de Huangguoshu, um famoso destino turístico na província de Guizhou, no sudoeste do país, desde 2006 recebe água de uma barragem próxima, para manter seu fluxo durante a estação seca.