Cultura
VÍDEO: torcedores argentinos causam polêmica no Catar com canto xenófobo e racista contra Mbappé, da Seleção Francesa
A Copa do Mundo nem começou e toredores da Argentina já viraram notícia em todo o mundo ao aparecerem na TV, ao vivo, cantando música discriminatória
A imprensa francesa condenou, na última quarta (16/11), uma demonstração de “racismo e xenofobia” praticada por um grupo de torcedores da Argentina que estão no Catar para a Copa do Mundo, que começa no próximo domingo (20).
O vídeo que se tornou viral nas redes sociais mostra uma transmissão ao vivo do canal argentino TyC Sports, na noite da última terça (15/11), com um enviado especial no Catar entrevistando um grupo de torcedores vestidos com a camisa albiceleste. Não se sabe se foi a pedido do repórter, mas os torcedores começaram a entoar uma canção que ironiza as origens africanas do jogador Kyllian Mbappé, de 23 anos, da Seleção Francesa e do Paris Saint-Germain (PSG).
Aqui está a verão original cantada pelos argentinos:
Escuchen
Corran la bola
Juegan en Francia pero son todos de Angola
Que lindo eeeeees
Van a correr
Son cometravas como el puto de mbapeee
Su vieja es nigeriana
Su viejo, camerunés
Peeeeeeeeero en el documento...
Nacionalidad: francés
A letra traduzida:
Ouçam
A bola correndo
Jogam na França mas são todos de Angola
Que lindo ééééé
Vão todos correr
Eles são 'comedores de cú' como o puto do Mbappé
A mãe dele é nigeriana
Seu pai, camaronês
Maaaaaaas no documento...
Nacionalidade: Francesa
Além de racismo e xenofobia, a letra entoada pelos torcedores na transmissão ao vivo no Catar também comete transfobia ao citar o suposto affair entre o craque francês e a modelo transgênero francesa Ines Rau, de 32 anos.
O site francês France Info é um dos meios jornalísticos da França a criticar o que chamou de “racismo ao vivo”. Além da letra controversa da música, o que chamou a atenção foi a demora para o repórter da TyC Sports retirar o microfone de perto dos torcedores.
Como mostra a France Info, a emissora argentina ainda não se explicou sobre essa demonstração de ódio. A Federação Francesa de Futebol e Mbappé também não se pronunciaram.
Vale lembrar que a Seleção Francesa, com o apoio do atacante do PSG, foi responsável por eliminar a Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, Mundial pelo placar de 4a 3.