Cultura
Vídeo viraliza ao mostrar transplante de cabeça feito por braços robóticos comandados por IA
As cenas que atraíram muitos internautas foram criadas pelo cineasta iemenita Hashem Al-Ghaili
Depois da polêmica “fábrica automatizada de produção de bebês”, o produtor, cineasta e divulgador científico iemenita Hashem Al-Ghaili, radicado em Berlim, na Alemanha, volta a viralizar nas redes sociais com um vídeo que mostra o transplante automatizado de cabeças humanas.
O cineasta usa uma startup fictícia chamada BrainBridge para mostrar como, em um futuro distante, cirurgiões robôs associados à inteligência artificial serão capazes de preservar a função cerebral de um doente e transplantar a cabeça dele no corpo de um cadáver compatível.
Apesar de ser um vídeo totalmente criado por meio de computação gráfica, a obra de Hashem Al-Ghaili logo viralizou. Muitos internautas ficaram fascinados com a possibilidade de algoritmos de IA direcionarem braços robóticos responsáveis pela cirurgia de remoção e fixação da cabeça no novo torso, reconectando a medula espinhal, os nervos e os vasos sanguíneos. O cineasta até sugere que, por meio de adesivo químico e polietilenoglicol, as terminações nervosas cortadas são reconectadas.
“Estou entusiasmado em anunciar o BrainBridge, o primeiro conceito mundial para um sistema de transplante de cabeça, que integra robótica avançada e inteligência artificial para executar procedimentos completos de transplante de cabeça e rosto”, diz Hashem, citado pelo site americano New Atlas.
Esse sistema médico futurista seria uma esperança para pacientes que sofrem de condições intratáveis, como câncer em estágio 4, paralisia e doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.