Saúde
78 protetores solares vendidos nos EUA possuem benzeno, que é cancerígeno, alerta site
Segundo o LiveScience, um laboratório particular encontrou a substância perigosa em produtos usados no dia a dia, incluindo de marcas famosas como Neutrogena e Banana Boat
Um laboratório americano de testes independente detectou benzeno, uma substância reconhecidamente cancerígena, em 78 protetores solares e agora está solicitando que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, espécie de Vigilância Sanitária, faça o recall dos produtos.
A informação foi divulgada pelo site de notícias científica LiveScience na última quinta (27/5).
De acordo com a página, o laboratório Valisure avaliou cerca de 300 protetores solares e descobriu que 27% continham benzeno. Quatorze desses produtos (5%) possuíam benzeno em níveis superiores a 2 ppm (partes por milhão), que é o limite recomendado pela FDA para a substância em medicamentos de uso médico que não podem ser produzidos sem ele.
“A presença desse conhecido carcinógeno humano em produtos amplamente recomendados para a prevenção do câncer de pele e que são usados regularmente por adultos e crianças é muito preocupante”, comenta David Light, fundador e CEO da Valisure, citado pelo LiveScience.
Benzeno é uma substância perigosa
Como mostra o site especializado, o benzeno é um líquido incolor ou amarelo-claro que se forma naturalmente, mas também é produzido pelo homem. Por exemplo, automóveis e queima de carvão e óleo podem liberar benzeno no ar. O produto também é usado na fabricação de alguns plásticos, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e pesticidas.
A exposição a altos níveis de benzeno pode causar câncer, particularmente leucemia (tumor no sangue). A Sociedade Americana do Câncer sugere o limite de 1 ppm de benzeno por dia em ambientes de trabalho e o máximo de 5 ppm para exposição de 15 minutos.
A Foods & Drugs Administration dos EUA não autoriza o uso de benzeno na fabricação de medicamentos, exceto em circunstâncias especiais, caso seja inevitável e o medicamento represente um avanço terapêutico significativo.
Mas em março deste ano, o laboratório Valisure havia detectado benzeno acima do nível recomendado em quase 24 desinfetantes para as mãos, pelo menos um dos quais foi recolhido posteriormente, informa o LiveScience.
No caso dos 78 protetores solares, incluindo marcas conhecidas e usadas no Brasil, como Neutrogena, Sun Bum e Banana Boat, o Valisure requisitou à FDA a retirada desses produtos do mercado e investigação dos componentes.
Embora a agência reguladora dos EUA diga que o benzeno não deve ser usado na fabricação de medicamentos, ela não define um limite específico para protetores solares. O limite de 2 ppm se aplica apenas às “circunstâncias especiais”.
Em um comunicado enviado ao site americano, a FDA afirma que está analisando a petição: “A FDA leva a sério qualquer questão de segurança envolvendo produtos que regulamentamos, incluindo protetor solar. Enquanto a agência avalia a petição submetida, continuaremos monitorando o mercado de protetores solares e os esforços de fabricação para ajudar a garantir a disponibilidade de produtos seguros para os consumidores dos Estados Unidos”.
Vale lembrar que as descobertas do laboratório americano não significam que as pessoas devem parar de usar protetor solar, que ajuda a prevenir câncer de pele.