busca

Saúde

Americano morre após nadar no lago Lyndon B. Johnson e ser infectado pela ameba "comedora de cérebro"

Por João Paulo Martins  em 02 de setembro de 2023

Vítima morava no condado de Travis, no Texas (EUA), e teve uma meningite amebiana causada pela Naegleria fowleri

Americano morre após nadar no lago Lyndon B. Johnson e ser infectado pela ameba "comedora de cérebro"
Americano adquiriu uma meningite amebiana causada pela Naegleria fowleri (Foto: Kateryna Kon/Science Photo Library)

 

Um morador do condado de Travis, no Texas (EUA), morreu após nadar em um lago e contrair uma doença causada pela ameba “comedora de cérebro”. A informação foi divulgada pela Saúde Pública de Austin (Austin Public Health) na última quarta (30/8).

Segundo o relato da autoridade sanitária, o americano desenvolveu uma meningite amebiana causada pela Naegleria fowleri, popularmente chamada de ameba “comedora de cérebro”, após nadar no lago Lyndon B. Johnson, em agosto. As informações pessoais da vítima não foram reveladas.

Uma amostra do paciente foi enviada aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês) dos EUA.

“Embora essas infecções sejam muito raras, esse é um lembrete importante de que existem micróbios presentes em corpos de água naturais que podem representar riscos de infecção”, comenta a médica Desmar Walkes, da Saúde Pública de Austin, citada pelo site da autoridade sanitária.

Existem muitos riscos associados à prática da natação em lagos, rios e outros corpos de água, incluindo infecções por amebas. Para reduzir a chance de pegar algum doença, a entidade americana recomenda:

  • Evite deixar água subir pelo nariz. Mantenha o nariz fechado, use clipes nasais ou mantenha a cabeça seca ao entrar em locais com água doce quente
  • Evite entrar na água doce quente durante períodos altas temperaturas e quando os níveis dos corpos de água estiverem baixos
  • Evite cavar ou agitar os sedimentos do fundo de lagos e rios de água doce quando estiver dentro deles

 

Americano morre após nadar no lago Lyndon B. Johnson e ser infectado pela ameba "comedora de cérebro"
A vítima foi infectada pela bactéria “comedora de cérebro” após nadar no lago Lyndon B. Johnson (Foto: Wikimedia/Billy Hathorn/Creative Commons)

 

A meningite amebiana não surge quando se ingere a água contaminada, mas sim, quando se pula, mergulha, pratica esqui aquático ou outras atividades na água doce quente. A Naegleria fowleri não é encontrada na água salgada, nem em piscinas cloradas e com manutenção adequada, explica a Saúde Pública de Austin.

Os sintomas da infecção por meningite amebiana, que atinge o cérebro, começam com fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vómitos e progridem para rigidez na nuca, convulsões e coma, podendo levar à morte.

Apenas 157 casos de infecção pela ameba “comedora de cérebros” foram notificados nos Estados Unidos entre 1962 e 2022, de acordo com o CDC. Desse total, apenas quatro infectados sobreviveram.

A médica Desmar Walkes alerta que as altas temperaturas do Verão tornam os corpos de água doce ideais para o crescimento e florescimento de micro-organismos nocivos.