busca

Saúde

Após nove anos de dor e desconforto nas costelas, russo descobre pedaço de vidro enfiado em seu fígado

Por Da Redação  em 23 de julho de 2024

O caso bizarro foi divulgado pela Secretaria de Saúde da região russa de Kirov

Após nove anos de dor e desconforto nas costelas, russo descobre pedaço de vidro enfiado em seu fígado
Equipe médica retirou o pedaço pontiagudo de vidro de 9 cm do fígado do paciente russo (Foto: Ministerstvo Zdravookhraneniya Kirovskoy Oblasti/Divulgação)

   

Conviver com a dor não é algo fácil. Imagine se for causada por algo que você nunca iria imaginar? No caso de um russo que viveu nove anos sentindo dor e desconforto na região das costelas, a causa era nada menos que um pedaço de vidro enfiado em seu fígado.

Esse caso bizarro foi divulgado pela Secretaria de Saúde da região de Kirov (Ministerstvo Zdravookhraneniya Kirovskoy Oblasti), na Rússia, no começo de julho deste ano. De acordo com o comunicado, o paciente de 53 anos apresentava um fragmento pontiagudo de vidro de nove centímetros alojado em seu órgão há quase uma década. O objeto foi descoberto graças a uma tomografia computadorizada.

O vidro foi localizado no lobo direito do fígado e, ao ser questionado pelos médicos, o paciente não soube dizer como ele poderia ter ido parar ali. Ele apenas afirmou que não possuía histórico de traumas.

  

Após nove anos de dor e desconforto nas costelas, russo descobre pedaço de vidro enfiado em seu fígado
(Foto: Ministerstvo Zdravookhraneniya Kirovskoy Oblasti/Divulgação)

  

Cirurgiões do Hospital Clínico Regional de Kirov retiraram o objeto em uma cirurgia por laparoscopia que durou cerca de duas horas.

“Ficamos surpresos quando vimos no monitor endoscópico o pedaço de vidro medindo 88 x 15 x 7 mm com bordas afiadas. Durante a operação, descobrimos que o objeto estranho estava coberto por uma cápsula de tecido conjuntivo. É assim que o corpo responde à invasão de tecidos por objetos estranhos. Desenvolve-se uma inflamação asséptica e uma cápsula se forma ao redor do objeto, separando-o dos tecidos saudáveis”, diz o comunicado da Secretaria de Saúde de Kirov.

Os médicos ressaltaram que o paciente teve sorte, porque esse tipo de ferimento poderia ter causado uma inflamação purulenta e abscesso, o que exigiria cirurgia de urgência.