busca

Saúde

Autoridades de saúde da Europa investigam 125 casos de infecção por salmonela em chocolates Kinder

Por Da Redação  em 05 de abril de 2022

A maioria dos casos de intoxicação alimentar pela bactéria foi registrada no Reino Unido

Autoridades de saúde da Europa investigam 125 casos de infecção por salmonela em chocolates Kinder
Ovos de chocolate Kinder Suprise são suspeitos de causar infecção por salmonela na Europa (Foto: Facebook/SuperBrugsen Dronninglund/Reprodução)

 

Autoridades de segurança alimentar de vários países europeus estão investigando 125 casos de intoxicação alimentar por salmonela associados à ingestão de chocolates da marca Kinder, produzidos por uma fábrica da Ferrero na Bélgica.

“A Comissão realmente confirma que está acompanhando de perto o surto de Salmonella typhimurium, que está atualmente em andamento em vários estados-membros da UE [União Europeia] e no Reino Unido. Retirada de lotes suspeitos está em andamento. Evidências epidemiológicas e analíticas apontam para um estabelecimento que fabrica produtos de chocolate em Arlon [Bélgica]”, comenta Stefan de Keersmaecker, representante da UE, em entrevista ao site europeu Politico.

Os 125 casos estão espalhados pela França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Irlanda e Suécia, com a BBC relatando 63 intoxicações apenas no Reino Unido, principalmente em crianças pequenas.

Segundo o site europeu, a Food Standards Agency, agência de segurança alimentar britânica, entrou em contato direto com a Ferrero na última segunda (4/4), pedindo à empresa que retire alguns produtos Kinder Surprise (ovo com surpresa) por “possível presença” de salmonela. “Apenas os produtos Kinder Surprise fabricados na Bélgica são afetados”, afirma a agência em seu site. A fabricante italiana anunciou o recall dos produtos afetados.

Na Irlanda, onde foram registrados 10 casos, a Autoridade de Segurança Alimentar (Food Safety Authority) anunciou o recall de produtos Kinder Surprise no último sábado (2/4). “Dado que estamos nos aproximando da Páscoa, pedimos aos pais e responsáveis que verifiquem em casa se têm algum dos produtos e, se tiverem, que garantam que não sejam consumidos”, comenta Pamela Byrne, presidente-executiva do órgão irlandês, citada pelo Politico.

Quatro casos foram relatados na Suécia desde janeiro, todos em crianças que consumiram produtos Kinder, segundo o site europeu. As autoridades suecas estão investigando a origem do surto.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças realizou uma reunião com autoridades de saúde de países membros na última segunda (4/4) para coordenar as respostas às intoxicações. Um porta-voz da outra agência diz ao Politico que está “consciente” da situação.

A Ferrero não respondeu ao pedido de comentário do site europeu, mas, à emissora estatal britânica BBC, afirmou que nenhum de seus produtos à venda havia testado positivo para salmonela.

Nas redes sociais, a fabricante italiana publicou um comunicado sobre os casos de intoxicação alimentar. Confira a íntegra abaixo:

Estamos cooperando com a Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido e a Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda em uma possível conexão com vários casos relatados de salmonela. Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela, estamos levando isso muito a sério, pois o atendimento ao consumidor é nossa principal prioridade.

Como precaução, tomamos a decisão de recolher voluntariamente os lotes de Kinder Surprise 20 g e Kinder Surprise 20 g x 3 no Reino Unido e na Irlanda com datas de validade entre 11 de julho de 2022 e 7 de outubro de 2022. Esses produtos são fabricados na Bélgica. Se você tiver um dos produtos, é aconselhável não consumi-lo. Guarde o produto e entre em contato com nossa equipe de atendimento ao consumidor em consumer.uk@ferrero.com ou 0330 053 8943 UK ou +44 (0)330 053 8943 Ireland.

Retirada voluntária

Além deste recall voluntário, a empresa tomou a decisão de retirar voluntariamente produtos Kinder selecionados, que incluem Kinder Mini eggs, Kinder Egg Hunt Kit 150g, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons no Reino Unido e na Irlanda com datas de validade entre 28 de julho 2022 e 21 de agosto de 2022.

A situação permanece a mesma – nenhum dos nossos produtos Kinder lançados no mercado deu positivo para salmonela. No entanto, temos plena consciência de que a Páscoa se aproxima, onde vemos um aumento nas vendas desses produtos e, portanto, como precaução adicional, tomamos a decisão de retirar voluntariamente os produtos listados acima.

Esses produtos estão fora do foco das investigações das autoridades locais que permanecem no Kinder Surprise, que já recolhemos voluntariamente (2 de abril de 2022). No entanto, como esses produtos selecionados foram fabricados nas mesmas instalações na Bélgica, dentro do mesmo prazo, tomamos a decisão de retirar voluntariamente esses produtos como medida de precaução. O atendimento ao consumidor continua sendo nossa principal prioridade

Se você tiver um desses produtos listados com as datas de validade acima, mantenha o produto e entre em contato com nossa equipe de atendimento ao consumidor em consumer.uk@ferrero.com ou 0330 053 8943 UK ou +44 (0)330 053 8943 Ireland.

A empresa leva a segurança alimentar extremamente a sério e pedimos sinceras desculpas por este assunto.