busca

Saúde

De tanto esfregar o olho, jovem malaio acaba no hospital para tratar lesões na córnea

Por Da Redação  em 27 de maio de 2024

Por sofrer de alergia, Muhammad Zabidi sempre coçava os olhos, mas a partir dos 15 anos, começou a ter a vista embaçada

De tanto esfregar o olho, jovem malaio acaba no hospital para tratar lesões na córnea
O jovem malaio Muhammad Zabidi precisou realizar cirurgia na córnea para remover os danos gerados por anos de “esfregões” nos olhos (Fotos: TikTok/im.bidi/Reprodução)

  
Você costuma esfregar os olhos quando estão coçando? Esse hábito é bem comum, mas pode gerar riscos. O malaio Muhammad Zabidi, de 24 anos, viralizou ao compartilhar sua história no TikTok, no começo de maio. Segundo o site malaio WeirdKaya, como sempre sofreu com crises de alergia, o jovem tinha o costume de coçar os olhos. Mas isso fez com que terminasse na mesa de cirurgia, para tratar da córnea.

“Espero que você nunca passe pelo que eu passei”, diz Muhammad no vídeo da plataforma chinesa. Ele conta que só entendeu as consequências do hábito de esfregar os olhos após ter sofrido com idas e vindas do hospital.

“Neste momento, lágrimas continuam saindo sem parar. Também estou usando muitos medicamentos”, comenta o jovem malaio no TikTok.

Em conversa com o WeirdKaya, Muhammad Zabidi revela que aos 15 anos percebeu que a visão tinha começado a ficar embaçada. Ficou ainda pior com o tempo e, aos 21, foi diagnosticado com uma cicatriz na córnea.

“Desde criança gostava de esfregar os olhos porque tenho alergia. Às vezes esfregava até ficarem vermelhos”, revela o jovem.

Ele precisou realizar uma cirurgia no olho direito, no hospital universitário Canselor Tuanku Muhriz, na capital malaia Kuala Lumpur. Ele deu entrada na unidade de saúde às 8h30 e só acordou às 16h.

De acordo com o site malaio, até o momento, Muhammad teria gastado cerca de R$ 16.500 com tratamento e monitoramento dos olhos.

A cirurgia removeu a córnea direita e a substituiu por uma nova. “Neste momento, o meu estado é estável, mas o meu olho direito ainda não abre. O médico disse que pode levar dois meses para abrir e até dois anos para me recuperar totalmente”, afirma o jovem.