busca

Saúde

EUA: Furão é infectado pela covid-19 na Flórida

Por João Paulo Martins  em 25 de setembro de 2021

Autoridades americanas de saúde revelaram que o ferret de estimação apresentou resultado positivo para o novo coronavírus

EUA: Furão é infectado pela covid-19 na Flórida
(Foto: Pixabay)

 

Segundo o Serviço de Inspeção de Saúde de Plantas e Animais do Departamento de Agricultura dos EUA, em comunicado divulgado na última sexta (24/9), um furão (ferret) testou positivo para covid-19 no estado da Flórida.

Esse é o primeiro furão a testar positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) nos Estados Unidos, revela o site americano de notícias HuffPost. Vale lembrar que um ferret da Eslovênia, na Europa, foi o primeiro caso de um exemplar da espécie infectado pelo vírus.

Funcionários do Departamento de Agricultura, citados pelo site, afirmam que amostras de sangue do pet que vive na Flórida foram testadas depois que o animal mostrou sintomas que incluíam espirros e tosse. As autoridades acreditam que o furão adquiriu a infecção de um humano com covid-19 que tem contato com ele.

Essa espécie de mustelídeo (família que inclui as lontras) são animais de estimação bastante comuns nos EUA.

De acordo com o HuffPost, as autoridades americanas de saúde não informaram a cidade em que vive o furão infectado.

Durante a pandemia de covid-19, várias espécies de animais em todo o mundo testaram positivo para o coronavírus, geralmente os que estavam em contato direto com humanos infectados.

O Departamento de Agricultura dos EUA alerta que o risco de os pets transmitirem o SARS-CoV-2 para seus tutores é baixo e não recomenda testes de anticorpos para os animais.