Saúde
Idoso tem reação grave e muito rara à vacina da Johnson & Johnson
Richard Terrell apresentou erupções cutâneas em todo o corpo 4 dias após receber o imunizante
Um idoso morador do condado de Goochland, no estado da Virgínia (EUA), sofreu uma reação grave e extremamente rara á vacina contra covid-19 da Johnson & Johnson.
Richard Terrell, de 74 anos, recebeu a dose única do imunizante no início de março. Pouco depois, sofreu uma erupção cutânea severa que se espalhou por todo o corpo e deixou a pele vermelha, segundo informações da emissora local 8 News.
O idoso foi internado e passou cinco dias no centro médico da Universidade Commonwealth da Virginia (EUA).
Como mostra a emissora, Terrell teve alta hospitalar e vem compartilhando sua reação à vacinação enquanto se recupera em casa. Ele disse à 8 News que ainda está muito fraco e que levará algum tempo para se recuperar totalmente, mas está grato por ter recebido a dose da vacina.
“Tudo aconteceu muito rápido. Minha pele caiu [sic]”. Ainda está saindo pelas minhas mãos”, conta o idoso à emissora americana.
Reação poucos dias depois
Ele recebeu o imunizante da Johnson & Johnson no dia 6 de março na cidade de Ashland, que fica na Virgínia (EUA). Os sintomas da reação só ocorreu quatro dias depois.
“Comecei a sentir um pequeno desconforto na axila e, alguns dias depois, surgiu uma erupção na pele com coceira. Depois, comecei a inchar e minha pele ficou vermelha”, explica Richard Terrell à 8 News.
Ainda à emissora, o idoso revela que com o passar dos dias, os sintomas pioraram. Ele precisou consultar um dermatologista e foi orientado a ir ao pronto-socorro – acabou sendo internado no dia 19 de março.
A erupção cutânea rapidamente se espalhou pelo corpo de Terrell. Suas pernas e mãos estavam quase irreconhecíveis por causa do inchaço e pela vermelhidão da pele.
“Queimava e coçava. Sempre que dobrava os braços ou as pernas, como a parte interna do joelho, doía muito na região que estava inchada e se esfregava”, conta o americano à emissora.
Reação precisa de tratamento de urgência
Consultada pela 8 News, a dermatologista FNU Nutan, da Universidade Commonwealth da Virginia, que participou do tratamento de Terrell, revela que após a biópsia da pele, foi confirmada a reação à vacina, que poderia ser fatal se não tratada rapidamente.
“A pele é o maior órgão do corpo e, quando fica inflamada como a dele, pode causar a perda de muitos fluidos e eletrólitos”, afirma a médica à emissora.
Ela diz que foram excluídas todas as infecções virais, incluindo a covid-19, e a equipe se certificou de que os rins e o fígado do idoso estavam bem. “Por fim, chegamos à conclusão de que a causa foi a vacina que ele recebeu”, comenta Nutan.
A dermatologista acredita que a reação de Richard Terrell tem a ver com o organismo dele e o tipo de imunizante. O FNU Nutan lembra que as vacinas Pfizer e Moderna são compostas por RNAm (material genético) do coronavírus e a da Johnson & Johnson corresponde a um vetor viral.
Apesar de tudo, a reação que Terrell sofreu é considerada extremamente rara.
“Se você olhar para o risco de reação adversa para a vacina, é muito, muito baixo. Não vemos o caso dele com grande preocupação. Sou uma defensora da vacina”, completa a médica.