Saúde
Jovem adquire insuficiência cardíaca após beber 4 latas de energético todo dia
Caso do paciente de apenas 21 anos foi relatado num estudo publicado na última quinta (15/4)
Jovem que bebia quatro latas de energético (500 ml) todos os dias, durante dois anos, acabou adquirindo insuficiência cardíaca, segundo estudo de caso publicado na última quinta (15/4) no jornal científico BMJ Case Reports.
Médicos de um hospital em Londres, na Inglaterra, explicam no relatório que o paciente foi levado às pressas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após apresentar sucessiva falta de ar e perda de peso durante quatro meses.
Investigações posteriores revelam que ele também vinha sofrendo de indigestão, tremor e palpitações cardíacas, antes de ter procurado atendimento médico.
O paciente de 21 anos contou à equipe médica que costumava beber em média quatro latas de 500 ml de energético por dia durante dois anos.
Vício em energético?
De acordo com o estudo de caso, esse hábito afetou muito o bem-estar do jovem, obrigando-o a abandonar a universidade por não conseguir se concentrar nos estudos.
Ele também afirma ter sofrido de enxaqueca quando não consumia nenhuma bebida energética, o que tornava difícil largar o vício.
“Acabei por ser internado na UTI. Essa experiência foi extremamente traumatizante por vários motivos. Primeiro, eu estava sofrendo de delírio, tinha problemas de memória a tal ponto que não conseguia lembrar porque estava na UTI. Em segundo lugar, estava constantemente com medo porque lutava para andar ou falar, o que acabou levando à insônia. Muitas vezes não adormecia até de manhã cedo”, explica o paciente, citado pelo site de notícias científicas IFL Science.
Como mostram os cientistas, cada lata de energético contém aproximadamente 160 mg de cafeína, o que significa que ele estava ingerindo pelo menos 640 mg da substância todos os dias.
A tolerância das pessoas à cafeína pode variar devido a uma série de razões, mas geralmente o limite aceitável para adultos é de 400 mg diárias – aproximadamente de quatro a cinco xícaras de café.
Efeitos do consumo excessivo de energético
Uma série de exames de sangue e eletrocardiogramas revelaram que o jovem de 21 anos estava sofrendo de insuficiência cardíaca e renal, revela o estudo.
Os pesquisadores acreditam que a insuficiência renal esteja relacionada a alguma condição preexistente, mas suspeitam fortemente que os problemas cardíacos graves estão ligados à ingestão excessiva de bebida energética.
A cafeína é um estimulante capaz de aumentar o ritmo do coração. Algumas xícaras de café todas as manhãs ou uma lata de energético ocasionalmente provavelmente só aumentam levemente a frequência cardíaca, alertam os cientistas no estudo, mas o consumo excessivo todos os dias pode gerar cardiomiopatia – quando o músculo cardíaco enfraquece e é incapaz de bombear sangue corretamente para o corpo.
Além disso, bebidas energéticas também são conhecidas por aumentar a pressão arterial e podem precipitar problemas com o ritmo cardíaco que, mais tarde, levam à insuficiência cardíaca.
A condição do paciente era tão grave que, num primeiro momento, foi considerada a possibilidade de transplante combinado de coração e rim. Felizmente, seus sintomas melhoraram significativamente com o tratamento e a ausência de bebidas energéticas.
“Acho que deveria haver mais consciência sobre as bebidas energéticas e o efeito de seu conteúdo. Acredito que elas são muito viciantes e muito acessíveis para crianças. Os rótulos deviam ter advertência, semelhante ao cigarro, para ilustrar os perigos potenciais dos ingredientes da bebida energética”, diz o paciente, citado pelo IFL Science.