Saúde
Mudança causada pela pandemia de covid-19 deve durar até 2022
Segundo especialista da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vida voltará ao "normal" apenas depois que tivermos vacinas mais modernas
Cenário causado pela covid-19 deve permanecer até 2022, segundo cientista da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em entrevista à emissora estatal britânica BBC, a pesquisadora Helen Rees, do comitê de covid-19 da OMS, alerta que as vacinas de “primeira geração” podem se tornar menos eficazes contra novas variantes do coronavírus.
Como resultado, ela acredita que o surgimento de um grande volume de imunizantes atualizados pode não acontecer até 2022.
Quanto tempo pode durar?
“Tenho medo de dizer. Acho que vamos entrar no próximo ano antes de vermos uma mudança. E essa mudança provavelmente será causada pela alta cobertura das vacinas”, afirma Rees à emissora.
Ela comenta que o chamado “novo normal”, que é muito citado nas redes sociais, está conosco há muito tempo.
“O uso da máscara, o distanciamento social, enfim, todas as medidas que implementamos terão que continuar. O vírus é desagradável e sabe como se modificar. Se quisermos nos livrar dele, meu conselho aos políticos é continuar o que estão fazendo, tomar as medidas certas”.
As escolas devem reabrir?
Em relação ao retorno das crianças à escola, Helen Rees diz que entende que queremos parar a pandemia, enquanto temos crianças que querem desesperadamente voltar para a aula e continuar o desenvolvimento emocional e social, além do aprendizado.
“Então, eu acho que a mensagem é que mesmo com as vacinas, se você vai voltar a estudar, todas as medidas sociais têm que continuar”, orienta a especialista à BBC.
Uso de máscaras e distanciamento social deve valer também para os estudantes. “É preciso também abrir as janelas e ter ventilação”, completa.