busca

Saúde

Muitos pets estão pegando covid-19 de seus donos, segundo estudo

Por João Paulo Martins  em 01 de julho de 2021

Cientistas descobriram que tutores infectados pelo coronavírus estão passando a doença para seus bichos de estimação, mas a transmissão inversa ainda não foi detectada

Muitos pets estão pegando covid-19 de seus donos, segundo estudo
(Foto: Freepik)

A covid-19 está infectando muitos cães e gatos cujos donos são vítimas da doença causada pelo novo coronavírus, diz estudo.

Como mostra e emissora britânica BBC, cientistas colheram amostras de 310 animais de estimação em 196 domicílios onde a infecção humana foi detectada.

Seis gatos e sete cães apresentaram resultado positivo do exame PCR (proteína c-reativa), enquanto 54 bichinhos testaram positivo para anticorpos que combatem o coronavírus.

Os resultados eram apresentados na 31º Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, que será realizado de 9 a 12 de julho.

“Se você tem covid, deve evitar o contato com gato ou cachorro, assim como faria com outras pessoas. A principal preocupação não é a saúde dos animais, mas o risco potencial de que eles possam atuar como reservatórios do vírus e reintroduzi-lo na população humana”, comenta a pesquisadora Els Broens, da Universidade de Utrecht, na Holanda, em entrevista à emissora.

Doença não sai do pet, por enquanto

De acordo com a pesquisa, não foram encontradas evidências de transmissão do pet para o tutor até o momento, mas seria difícil detectar essa forma de transmissão enquanto o vírus ainda estiver causando pandemia.

A maioria dos animais de estimação infectados tende a ser assintomática ou apresentar sintomas leves de covid-19, afirmam os cientistas, citados pela BBC.

Além dos testes de PCR, cães e gatos de estimação realizaram exames de sangue para avaliar a presença de anticorpos, o que sugere uma exposição anterior ao coronavírus.

As descobertas apontam que 4,2% dos pets avaliados mostraram evidências de infecção, enquanto 17,4% testaram positivo para anticorpos.

O acompanhamento dos bichos de estimação pelos cientistas mostra que todos os que apresentaram teste PCR positivo se recuperaram da infecção e desenvolveram anticorpos.

Ainda conforme os pesquisadores, citados pela BBC, a rota mais provável de transmissão do vírus é de humano para animal, e não o contrário.

“Não podemos dizer que há um risco de 0% de os proprietários pegarem covid de seus animais de estimação. No momento, a pandemia ainda está sendo causada por infecções de pessoa para pessoa, então ainda não conseguiríamos detectar outro tipo de transmissão”, explica Els Broens à emissora britânica.

Vale lembrar que a Rússia criou a vacina Karnikav-Kov contra o novo coronavírus, destinada a algumas espécies de animais, incluindo de estimação.